Desejamos a toda a categoria boas festas e disposição para lutar e conquistar!

178



Resistir sempre!


O ano de 2019 foi de muitos desafios, muitas lutas, mas onde também conquistamos algumas vitórias contra os retrocessos impostos pelo atual governo.


Durante todo o ano, lutamos constantemente contra as ameaças do governo que vem, sucessivamente, através de inúmeras medidas provisórias, perseguindo o movimento sindical e tentando retirar ainda mais direitos da classe trabalhadora. Para manter nossos direitos, negociamos diretamente com os banqueiros, para fazer valer a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, garantirmos nossa jornada – um direito histórico – e até acionamos a Justiça para garantir o desconto em folha dos associados, proibido em uma dessas MPs.


E como resistência se faz nas ruas, também estivemos lá. Participamos de atividades contra a reforma da Previdência, em defesa da educação, dos bancos públicos, da nossa soberania e da democracia. Saímos, principalmente, em defesa dos bancos públicos, mostrando à sociedade a importância dessas instituições que atuam onde os bancos privados não têm interesse e ajudam a diminuir desigualdades.

Além disso, numa demonstração de unidade, construímos uma chapa unificada para a nova gestão do Sindicato que vai até 2023. Esse não foi um processo fácil, mas superamos nossas diferenças em prol de um projeto maior de defesa dos direitos da classe trabalhadora diante de um cenário tão adverso.


O ano de 2020, certamente, trará novos desafios. Mas, juntos, estaremos na luta pela garantia dos nossos direitos historicamente conquistados, melhorias nas condições de trabalho, avanços sociais e econômicos e também por uma sociedade justa, livre, democrática e soberana. Resistência seguirá sendo nossa palavra de ordem!


Carlos Eduardo, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará