Dia Nacional dos Aposentados é comemorado dia 24 de janeiro

125

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro. A data homenageia todos os profissionais que dedicaram a vida inteira ao trabalho e desenvolvimento do país. É um reconhecimento da sociedade por todos os anos de serviços prestados.

Neste momento de ataque aos direitos dos trabalhadores e ameaça ao direito de se aposentar, queremos especialmente parabenizar os bancários aposentados, que trabalharam a vida inteira, mas não fogem à luta em defesa de suas conquistas históricas.

Histórico – O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional dos Aposentados em 1981. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o Brasil tem mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas regidos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), recebendo pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


“O Dia Nacional do Aposentado é um reconhecimento a todos os trabalhadores que contribuíram a vida inteira para o desenvolvimento e construção desse país. Queremos, particularmente, parabenizar aos trabalhadores bancários aposentados e prestar também nosso reconhecimento aos anos de serviço e ao histórico de luta da nossa categoria”
Plauto Macedo, diretor da Secretaria de Aposentados do Sindicato e aposentado do BB


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here