Diretora do Sindicato representa mulheres bancárias na Marcha das Margaridas

100

A Marcha das Margaridas aconteceu em Brasília no último dia 14/8 e a bancária da Caixa e diretora do Sindicato, Alice Cristina Nogueira, representou o movimento de mulheres bancárias do Ceará na marcha que reuniu cerca 100 mil pessoas, entre agricultoras, indígenas, quilombolas, bancárias e demais trabalhadoras pertencentes às bases de entidades e setores dos 27 estados brasileiros e mais 28 países. No total, o Ceará enviou 37 ônibus para participar do evento que acontece a cada quatro anos.

“Já havia participado de outras mobilizações nacionais, mas a Marcha das Margaridas foi uma satisfação muito grande porque eu percebi como as mulheres estão organizadas e na vanguarda dos movimentos. A maioria ligadas à agricultura, com menos acesso, em tese, à informação, são muito organizadas, politizadas. Elas têm uma visão de mundo invejável, fora do corporativismo”, contou Alice, que destacou ainda o sentimento de sororidade entre as participantes. “É muito bom você dividir os problemas e tomar conhecimento da realidade, das dificuldades, das lutas de outras categorias. Você partilha as suas angústias e se sente parte de algo maior”, conclui.

A Marcha das Margaridas acontece desde 2000 e o nome é em homenagem à Margarida Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos. Foi uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here