Encontro Estadual dos Bancários tem início debatendo a defesa dos direitos e da democracia

29



Nesta sexta-feira, dia 27/4, teve início o Encontro Estadual dos Bancários, na sede do Sindicato, com a participação de bancários da capital e interior.


Na abertura, a presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, falou sobre os desafios da categoria para 2018. O presidente da CUT/CE, Wil Pereira e o presidente da CTB/CE, Luciano Simplício, também participaram dos debates da noite e falaram sobre conjuntura política, ataques à classe trabalhadora e a importância da união de todos em torno de um projeto que valorize e respeite os trabalhadores. O secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, também estava presente na abertura do Encontro.

“Temos de ter consciência que os problemas hoje que atingem a categoria bancária, a classe trabalhadora, não serão resolvidos durante uma campanha salarial. Temos de lutar mais do que nunca e termos consciência que trata-se hoje, depois do golpe, de uma luta de classes. Temos de levantar as bandeiras da categoria bancária, mas também deixar de lado o corporativismo e analisarmos esse processo de uma maneira geral, pois todos os trabalhadores estão sob ataque”, analisou Juvandia Moreira.


“A nossa mobilização é, mais do que nunca, fundamental, durante a campanha nacional que se aproxima. Depois da reforma trabalhista, todos os nossos direitos conquistados ao longo de lutas históricas, estão ameaçados. Dia 31/8, se não fecharmos uma Convenção, os bancos não serão mais obrigados a cumprir nenhum dos nossos direitos.Vivemos atualmente sob um golpe que ataca, diariamente, os direitos da classe trabalhadora e precisamos nos unir em defesa da nossa Convenção Coletiva, mas, principalmente, em defesa de todos os trabalhadores e em defesa da democracia”, concluiu Carlos Eduardo, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará.


O Encontro Estadual continua durante todo o sábado, 28/4, com debates sobre a conjuntura nacional e a campanha salarial 2018, bem como as pautas específicas por banco. Será realizada ainda a escolha de delegados ao 29º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ambos programados para os dias 7 e 8/6, do 24º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB (18 e 19/5) e para a Conferência Regional da Fetrafi/NE (12 e 13/5).


Source: Noticia57