Entidades disponibilizam jornal sobre conquistas e desafios na Funcef

24




 


Conforme acordado com as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas, e as forças políticas que as compõem, a Fenae produziu um informativo especial sobre a Funcef. O material, já disponível para download no site da Contraf-CUT, destaca os avanços duramente conquistados ao longo dos 40 anos do fundo de pensão dos empregados da Caixa, alerta para os riscos que corre esse conjunto de benefícios e aponta os desafios a curto, médio e longo prazo.


“O momento é de união e informação. É fundamental que os colegas da Caixa entendam que a defesa da Funcef não é de hoje”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Federação, completa: “Conquistas como o Novo Plano, FAB, FRB e fim do limite dos 55 anos devem ser valorizadas. A luta continua, pois ainda temos que avançar na incorporação do REB e no fim do voto de Minerva, por exemplo”.


Em relação às ameaças e aos desafios, destaque para o contencioso judicial, responsabilidade da Caixa que pode inviabilizar os planos de benefício da Funcef, e para o déficit crescente. Outro ponto que merece atenção é o PLP 268, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Ele substitui a representação dos trabalhadores por gestores de mercado nos fundos de pensão, o que representará o fim da democracia na gestão.


“Estamos disponibilizando duas versões do informativo. Uma em PDF, para quem quiser ler ou fazer uma impressão simples. Outra, em formato aberto, enviaremos para as entidades colocarem, caso desejem, suas logomarcas antes de disponibilizar para as bases. O mais importante é que esse material seja o mais disseminado possível, para que todos tenham essas tão importantes informações sobre a Funcef”, finaliza Fabiana Matheus.

 


Baixe aqui a versão do informativo em PDF


Source: Noticia58