Entidades retomam negociações presenciais com o BNB

154

Na quarta-feira, dia 10/11, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) esteve na sede administrativa do BNB, no Passaré, para debater várias pautas de interesse do funcionalismo.

O diretor de Administração do Banco, Haroldo Maia Jr, anunciou que o BNB deve implementar o trabalho remoto na Instituição em algumas áreas, mas questionado pelo secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, garantiu que todo o processo será negociado com as entidades representativas dos trabalhadores. Gustavo enfatizou ainda que, se necessário, seja construído em negociação com as entidades um acordo coletivo específico sobre trabalho remoto, a exemplo do que foi feito em outros bancos.

Com relação ao teletrabalho, o Banco informou que apenas 90 funcionários ainda estão em teletrabalho por conta da pandemia. O diretor de Administração informou ainda que a situação desses funcionários é avaliada periodicamente pelo GT de teletrabalho. “É importante destacar que o GT de Teletrabalho é fruto de um acordo coletivo de trabalho, construído com as entidades sindicais, onde temos representatividade nessa comissão paritária”, destacou a coordenadora da CNFBNB e diretora do SEEB/CE, Carmen Araújo.

O Banco informou ainda que está envidando esforços para que, em 2022, seja realizado um novo concurso específico para contratação de novos funcionários, sobretudo para a área de tecnologia da informação.

Plano de Funções – A Comissão Nacional levantou alguns questionamentos a respeito do recém anunciado plano de funções das agências, sobretudo com relação a ações judiciais de 7ª e 8ª horas. Segundo levantamento da CNFBNB, há ações desse tipo em vários estados, sobretudo no Piauí e Alagoas. Gustavo Tabatinga solicitou a abertura de diálogo para tratar sobre esses passivos. O Banco disse que há espaço para dialogar mediante respaldo da área jurídica do BNB para cada caso. O plano deve ser implementado a partir de 3 de janeiro, mas o Banco informou que há espaço para diálogo com as entidades quanto a ajustes pontuais.

Covid-19 – A CNFBNB solicitou à direção do Banco que intensifique periodicamente uma campanha incentivando o cumprimento de medidas sanitárias de segurança dentro das agências e ambientes e o uso de itens de segurança individuais, mesmo entre funcionários que já estão vacinados. De acordo com o Banco, 99,92% do quadro funcional da instituição já está devidamente imunizado.

Microcrédito – As entidades representativas demonstraram preocupação com a licitação para gestão do CrediAmigo, um programa de alto impacto social sobretudo diante da crise econômica atual agravada pela pandemia. O Banco informou que está acompanhando atentamente todo o processo e que tem interesse em ampliar o programa.

“Avaliamos que a retomada das negociações presenciais com o BNB foi muito positiva na medida em que obtivemos compromissos importantes da direção do Banco, com relação ao teletrabalho, trabalho remoto e passivos trabalhistas”, afirmou o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga.

Calendário – O Banco e a CNFBNB devem retomar as mesas permanentes de negociações mensais a partir de fevereiro de 2022, seguindo até o mês de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here