INSS: segurados têm até o dia 28 de fevereiro para fazer prova de vida

155



Dos 34 milhões de beneficiários do INSS, cerca de 4,7 milhões ainda não haviam realizado, até 15 de janeiro, data do último balanço divulgado pela Previdência, a comprovação de vida. No estado de São Paulo, esse número passa de um milhão. Antes previsto para terminar em 31 de dezembro, o prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram o procedimento foi estendido até 28 de fevereiro.


A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não fizer poderá ter seu pagamento interrompido.


Para realizar o procedimento não é necessário ir à agência da Previdência Social. A comprovação de vida é realizada diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.).


Em algumas agências bancárias, contudo, é possível utilizar sistemas de biometria nos terminais de autoatendimento para realizar a comprovação de vida. Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazê-lo por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.


Os segurados que residem no exterior também podem realizar o mesmo procedimento, ou então por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.


Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a comprovação de vida por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.


Em caso de dúvidas ou para mais informações – Consulte o site da Previdência ou ligue para o telefone 135. Nesse último, o atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

 


Source: Noticia57