Irresponsabilidade de alguns põe em risco uma grande conquista de bancárias e bancários do BNB

82

Desde que o movimento sindical convocou assembleias deliberativas para aprovar novos benefícios conquistados na mesa permanente de negociação, começaram a circular entre os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, principalmente pelo WhatsApp, mensagens que tentam diminuir e até contestar a importância dos benefícios negociados, inclusive classificando-os como retrocessos.

E pasmem… Os benefícios negociados foram: redução de jornada, em até duas horas por dia, para funcionários acompanharem seus dependentes com alguma deficiência em suas terapias; e pagamento para funcionários da área de Tecnologia da Informação (TI) que ficarem de sobreaviso para resolver problemas de tecnologia que porventura surjam em finais de semana, feriados ou fora da jornada normal de trabalho.

Não sabemos das intenções de quem está fazendo tais contestações, e de maneira totalmente equivocada, até instigando os funcionários a rejeitarem a proposta. Mas, pelo bem das crianças com deficiência, vamos nos dar ao trabalho de responder aos principais questionamentos que tivemos acesso, a seguir:

  • É necessário colocar isso em Acordo Coletivo?

Todas as conquistas em nossas mesas de negociação são colocadas em Acordo Coletivo. Isso dá segurança jurídica para os trabalhadores e para o Banco.

  • A forma como a redução de jornada está descrita na proposta de aditivo é muito diferente da pauta que aprovamos em nossos Congressos. Por que estão fazendo isso?

Entregamos ao Banco a pauta de reivindicações dos trabalhadores, exatamente como aprovada em Congresso. Após isso, iniciamos o processo de negociação, no qual podemos ter o pedido negado, aceito no todo ou aceito em parte. No caso concreto, conseguimos viabilizar o benefício com uma proposta de meio termo, que ainda assim fará muita diferença na qualidade de vida das crianças com deficiência e de nossos colegas, responsáveis por elas.

  • Por que o médico do Banco precisa avaliar o laudo feito pelo médico especialista que já acompanha as crianças?

É necessária a comprovação da necessidade do benefício, e o Banco precisa de algum controle para evitar benefícios indevidos. Isso ocorre em outras instituições que já disponibilizam o benefício para seus funcionários. Não temos conhecimento de nenhum problema com essa parte burocrática, em lugar algum.

  • Isso não atende em nada às nossas reivindicações de redução de jornada para esse público. (Não é uma pergunta. Foi uma afirmação que chegou aos nossos ouvidos)

Annnh?! Não atende em nada?! Hoje não temos nenhuma redução de jornada… Após a assinatura do acordo, já no dia 26/02/2024, poderemos ter redução de até duas horas por dia, de acordo com a jornada do funcionário e das terapias propostas pelos médicos, e alguém acha que isso não é nada?! Sinceramente, isso não merece comentários.

  • É possível melhorar esse acordo com o Banco?

Agora, não. Mas nada impede que reivindiquemos melhorias durante a campanha nacional dos bancários que está prestes a começar.

Enfim… A proposta significa um grande avanço nas relações de trabalho no Banco do Nordeste e será um marco positivo em nossa vida e, principalmente, na vida de nossos dependentes deficientes, que terão melhores condições de evoluir em todos os aspectos estimulados por seus terapeutas, com melhor e mais qualificado acompanhamento pelos pais.

Quem tem filhos deficientes sabe muito bem da importância dessa conquista e certamente irá aprovar a proposta. Quem não tem filhos deficientes, pedimos que sejam responsáveis e solidários com seus colegas que tanto precisam dessa redução de jornada para trabalharem com a tranquilidade de poderem fazer tudo que for possível para a evolução e melhoria da qualidade de vida de seus filhos.

Orientamos e pedimos a todos e todas que aprovem a proposta de aditivo ao nosso ACT na assembleia de hoje, das 8h às 18h, através no link bancarios.votabem.com.br.

Leva apenas um minuto para fazer muito bem a quem tanto precisa.

Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here