Itaú: Plano de saúde dos funcionários aumenta 11%

213

O Itaú impôs, de forma unilateral, aumento de no mínimo 11% no plano de saúde dos seus funcionários. Para a Central Nacional Unimed o reajuste foi de 11% e para a Fundação Saúde Itaú de 11,54%.

O Itaú não procurou os representantes dos trabalhadores em nenhum momento para negociar e nem mesmo para justificar esse aumento abusivo. Cabe lembrar que foi o próprio banco que, diante da insistência dos trabalhadores em melhorar as condições para os aposentados nos planos, optou por acabar com a participação dos segurados na gestão dos planos. Esse aumento abusivo, arbitrário e unilateral é consequência direta da exclusão dos trabalhadores da gestão.

Os mais prejudicados com o aumento são os aposentados, que de acordo com a Lei 9.656 precisam arcar com o custo integral do plano de saúde, e os segurados que possuem agregados, que terão um custo total ainda maior com o reajuste abusivo.

A representação dos trabalhadores está cobrando que o Itaú reveja com urgência o reajuste imposto ao plano de saúde dos seus funcionários.


“Esse aumento é abusivo e injustificável. Não podemos admitir esse ataque à nossa saúde, já tão deteriorada pela sobrecarga de trabalho, assédio moral e cobrança abusiva por metas. O banco deve rever o quanto antes os reajustes. Uma total falta de respeito com o direito à saúde dos funcionários, principalmente vindo de um banco que em 2018 lucrou mais de R$ 25 bi”
Alex Citó, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here