Outros Toques

152

Outros Toques

Violência contra a mulher

O local mais inseguro para a mulher brasileira vítima de violência é a própria casa. E o agressor está dentro do ambiente doméstico: 76% das agressões são cometidas por conhecidos. Entre as que sofrem violência, metade (52%) se calou. Os dados são da pesquisa Violência Contra as Mulheres, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2018, por hora, ao menos 1.826 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Ao todo, foram 16 milhões de brasileiras (27,4%) que sofreram algum tipo de violência. Ao menos 4,7 milhões sofreram agressão física, chute, batida ou empurrão.

Desemprego

A taxa média de desemprego no país subiu de 11,7%, em outubro, para 12% no trimestre encerrado em janeiro, segundo o IBGE. O total de desempregados aumentou para 12,669 milhões (crescimento de 3,6%). A única modalidade de emprego que cresce é a de autônomos, enquanto o emprego com carteira assinada perdeu 380 mil (-1,1%). No último trimestre, a modalidade por conta própria abriu 291 mil vagas. Já o desalento atinge 4,7 milhões de pessoas. São 300 mil a mais nessa situação, de desistir de procurar trabalho.

Fim do PIS/Pasep

As mudanças pretendidas pelo governo Bolsonaro trazem outros prejuízos aos trabalhadores de baixa renda. O projeto de “reforma” da Previdência, vai restringir o pagamento do abono salarial: hoje esse benefício – originário do PIS/Pasep – é pago anualmente aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês. Pela proposta será pago somente a quem ganha até um salário mínimo. O resultado será que 23,4 milhões de trabalhadores devem perder o benefício, correspondente ao valor de um salário mínimo (91,5% do total de pessoas que podem recebê-lo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here