Itaú: Sindicato protesta contra metas, assédio moral e sobrecarga

281

O Sindicato dos Bancários do Ceará segue em campanha pela valorização dos funcionários do Itaú (#QueVergonhaItaú) e nesta sexta-feira, dia 22/10, visitou as agências da Caucaia e Maracanaú.

A entidade tem feito visitas semanais às principais agências do Itaú na capital e região metropolitana para conversar com os funcionários e protestar contra o aumento excessivo das metas, assédio moral, sobrecarga de trabalho e demissões nas agências digitais e em outros departamentos.

O Sindicato vem recebendo relatos de bancários das agências digitais apontando aumento excessivo das metas e assédio moral, resultado de novos projetos, aumento das carteiras de clientes e mudanças de cargos. Como se não bastasse, os funcionários têm de atender clientes por meio de várias mídias ao mesmo tempo, e fazer uso de headset além do período permitido pela NR 17 (seis horas diárias, nelas incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração). A situação tem acarretando em adoecimento, estresse e afastamentos.

Os problemas estão sendo constatados em todo o país, resultado de um novo modelo de trabalho que o Itaú vem implementando. A postura do banco vem gerando um ambiente de insegurança, adoecimento, afastamento e até pedidos de demissão, porque os funcionários não aguentam a pressão, a sobrecarga de trabalho e a cobrança excessiva por metas.

Em junho de 2017 o Itaú tinha 847 clientes para cada empregado. Em junho de 2021 essa relação subiu para 1.001 clientes para cada empregado, um aumento de 18,2%. Por outro lado, o banco tinha 81.252 funcionários em junho de 2017 e 85.611 quatro anos depois, aumento de 5,4%, segundo as demonstrações financeiras do banco. Os dados reforçam a sobrecarga de trabalho no banco que lucrou R$ 18,5 bilhões só em 2020. Os trabalhadores devem procurar o Sindicato, através do telefone 85 3252 4266 ou bancariosce@bancariosce.org.br, para denúncias. O sigilo é garantido.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here