Não respondeu ao Censo da Diversidade? Ainda dá tempo!

12



Você sabia que até 2014, as bancárias ganhavam, em média, 77,9% do salário médio dos bancários? Ainda que a qualificação profissional delas fosse superior à deles: 82,5% das bancárias tinham curso superior completo, enquanto que esse percentual entre os bancários era de 76,9%.


Não era muito diferente em 2008, quando o salário médio das bancárias correspondia a 76,4% da média dos salários dos homens; e 71,2% delas tinham curso superior completo, contra 64,4% deles.


Esses dados foram coletados nas duas primeiras versões do Censo da Diversidade Bancária, uma conquista da categoria junto à Fenaban (federação dos bancos). O Censo, que está sendo realizado novamente este ano, visa traçar um perfil da categoria por gênero, raça, orientação sexual e PCDs (pessoas com deficiência). O objetivo é que, munidos desses dados, o movimento sindical bancário possa propor e cobrar dos bancos políticas de valorização e de promoção da igualdade de oportunidades no setor.


O questionário está no site da Fenaban e o prazo para respondê-lo, que seria até o final de outubro, foi prorrogado para 29 de novembro, por reivindicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT).


Para responder acesse: https://diversidade.febraban.org.br/