NOTA DE REPÚDIO – ADUFC denuncia perseguição política praticada por intervenção na UFC contra professores da Faculdade de Direito

257



A Diretoria da ADUFC-Sindicato vem a público repudiar veementemente o assédio moral praticado na Universidade Federal do Ceará contra os/as professores/as Beatriz Xavier, Cynara Mariano, Felipe Braga, Gustavo Cabral e Newton Albuquerque, todos/as da Faculdade de Direito. Todos também representantes sindicais da ADUFC, sendo quatro deles/as membros do Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia (ILAEDPD) e integrantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).


A tentativa de criminalização dos/as docentes em questão por parte do interventor da UFC e do diretor da referida faculdade tem como instrumento cinco ações de indenização por danos morais, a indicação de uma sindicância administrativa e a abertura, pelo interventor, de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) sem sindicância prévia, com indicação de demissão, a ser concluído em 60 dias. Tudo isso, fundamentado em suposta insubordinação grave, mas com notória natureza de perseguição política, tendo em vista, além da atuação dos/as professores/as no movimento docente da UFC, o fato de terem disputado com o próprio interventor e o atual diretor da Faculdade de Direito as últimas eleições para a diretoria da faculdade.


A ADUFC ressalta que esse é mais um capítulo da intervenção política do Governo Bolsonaro na UFC, que em total desrespeito à autonomia universitária, ameaça a pluralidade acadêmica absolutamente necessária ao avanço científico e corrobora com a tentativa de destruir as instituições democráticas do país.


Reafirmamos, com isso, a disposição do nosso sindicato de se opor incansavelmente a esta e a outras investidas do fascismo no Brasil, assim como aos ataques do governo federal contra o povo brasileiro e as liberdades política e de cátedra.


Fortaleza, 16 de setembro de 2020

Diretoria da ADUFC-Sindicato

Gestão Resistir é Preciso (Biênio 2019-2021)