Outros Toques

256

Outros Toques

Motociatas

O governo federal gastou R$ 1,06 milhão em apenas três motociatas de Bolsonaro. Os passeios ocorreram no Rio e em São Paulo, em maio, e em Chapecó (SC), em junho. O valor é apontado pela própria Presidência da República e pelo Gabinete de Segurança Institucional em um relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União. Segundo informou o governo ao TCU, os valores consideram apenas gastos com segurança do presidente, veículos e combustíveis usados no evento. O montante final dos passeios é ainda maior, já que Bolsonaro ainda promoveu outras quatro motociatas além das investigadas pelo tribunal neste momento.

Desemprego

Desemprego para de subir mas se mantém em patamar elevado e aumenta o número de trabalhadores sem direitos garantidos na CLT, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, divulgada dia 30/9. A taxa de desemprego do trimestre encerrado em julho foi de 13,7% em comparação ao trimestre anterior. Isso significa 14,1 milhões de pessoas em busca de um emprego no país. O total dos sem direitos garantidos pela CLT são mais de 71,6 milhões: 25 milhões trabalhando por conta própria, 36,3 milhões são informais, e 10,3 milhões trabalham sem carteira assinada. A população desalentada chega a 5,4 milhões.

Savanização da Amazônia

O aumento da temperatura média global somado ao processo de savanização da Amazônia vão deixar expostas a risco extremo de calor 11,5 milhões de pessoas até 2100. O dado consta no estudo “Desmatamento e mudanças climáticas projetam aumento do risco de estresse térmico na Amazônia Brasileira”, publicado dia 1º/10 na revista Nature. Segundo o estudo, dos 5.565 municípios brasileiros, 16% deles —onde moram 30 milhões de pessoas— sofrerão impactos por estresse térmico com a savanização da floresta. Desses, 11,5 milhões têm risco extremo ao calor. Savanização é quando uma floresta se torna um território similar às savanas africanas ou o cerrado brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here