Outros Toques

180

Outros Toques

 

Dívida pública

A última canetada de Bolsonaro em 2020 foi sancionar, com 24 trechos vetados, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, no dia 31 de dezembro, que define as metas do governo para este ano, levando em consideração os limites orçamentários, como despesas e receitas, e as expectativas de crescimento. O valor total da dívida pública a ser paga aos investidores em 2021 é cerca de R$ 1,31 trilhões. Entre os 24 vetos, Bolsonaro impediu que cerca de 60 ações e programas ficassem livres de contingenciamento, como reforma agrária e demarcação de terras indígenas. Também foi vetado um trecho que impedia o bloqueio de recursos para o combate à pandemia de covid-19 e a produção de vacinas.

Mais imposto e menos direitos

A crise econômica do país deve se agravar com o fim do auxílio emergencial para milhões de pessoas que perderam seus rendimentos por causa da pandemia. A previsão de economistas é que haverá aumento do desemprego e da miséria no país. Por sua vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, insiste na implementação da Carteira Verde Amarela que permite aos patrões contratar trabalhadores com menos direitos. Outra ideia que deve ser apresentada novamente é a criação de um imposto sobre operações financeiras, nos moldes da antiga CPMF. O governo quer apresentar essas propostas por Medida Provisória logo após a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, marcadas para o dia 1º/2.

Imunidade de rebanho

Apesar de vários países já estarem aplicando vacinas contra o coronavírus, o mundo não alcançará a imunidade de rebanho em 2021, segundo alertou a OMS. Os especialistas alertam que as pessoas continuem tomando precauções como o distanciamento, a lavagem das mãos e o uso de máscaras em massa para combater a pandemia, cuidados que serão necessários pelo menos durante o resto deste ano. Nesta pandemia, a imunidade de grupo ocorrerá quando uma parcela grande o suficiente da população desenvolver uma defesa imunológica contra o coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here