Outros Toques

183

Outros Toques

 

Vacinação de idosos

Fortaleza começou dia 10/2 a vacinar idosos que não possuem carro particular em um drive-thru. Para isso, um programa do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza contratou 200 veículos, sendo 100 táxis e 100 do Uber, para transportar as pessoas. Serão atendidos idosos a partir de 80 anos cadastrados na plataforma Vacine Já. A pessoa deve aguardar o recebimento de uma mensagem por e-mail ou celular convocando para a vacinação. No chamado, há o local e horário de aplicação da vacina de cada pessoa. O serviço deverá ser solicitado por meio do telefone 156. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a prioridade da vacinação em drive-thru ocorre porque é um sistema seguro e que evita aglomeração de pessoas.

Trabalho sem jornada e salário fixo

A abertura de mais de 142 mil empregos com carteira assinada no ano passado, em período de crise econômica, foi puxada pela contratação de empregados na modalidade de trabalho intermitente, que não prevê jornada e salário fixos. Esse tipo de contrato representou mais da metade das vagas geradas em 2020. Foram mais de 73,1 mil no formato intermitente. Isso representa uma explosão no peso dessas contratações no país. Os setores que mais contrataram pelo modelo intermitente foram serviços e indústria. Segundo o Dieese, o contrato intermitente gera uma renda baixa ao trabalhador e, em 2019, um em cada cinco desses vínculos não foi acionado no ano, ou seja, o empregado não recebeu salário já que não trabalhou.

Uso de máscaras

Usar duas máscaras ao mesmo tempo, sendo uma cirúrgica e outra de pano, pode reduzir o risco de transmissão da covid-19 em 95%. A conclusão é de um estudo realizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão regulador do sistema de saúde dos Estados Unidos. A combinação cria um ajuste mais apertado ao redor do rosto e ajuda a evitar que partículas potencialmente infecciosas escapem. O CDC reforça que enquanto a pandemia for uma realidade, as máscaras devem ser aliadas ao distanciamento social como alternativas eficazes contra a infecção pelo vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here