Outros Toques

251

Desconto no IR

O governo Bolsonaro pode extinguir o desconto de 20% da declaração simplificada do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para financiar o programa de renda básica. A medida pode atingir mais de 17 milhões de contribuintes no país. O fim dessas deduções já estava na mira de Paulo Guedes antes da apresentação da ideia de agora eliminar o desconto de 20% da declaração simplificada. A equipe econômica pretende que a matéria seja aprovada a toque de caixa, antes mesmo de um pacote mais amplo da reforma tributária.

Pandemia nos municípios

O orçamento de 69% dos municípios brasileiros foi severamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. A situação deve impactar os orçamentos e, principalmente, os investimentos em saúde, educação e infraestrutura, sobretudo nas periferias, em 2021. Segundo pesquisa do Ibope, divulgada dia 6/10, 36% dos municípios tiveram impacto muito alto nas contas esse ano. Outros 33% tiveram impacto alto, índice vai a 43% entre cidades do Nordeste e a 42% nas capitais e regiões metropolitanas. Ainda segundo a pesquisa, 73% dos municípios consideram que seus programas e ações para o desenvolvimento da cidade foram muito afetados por conta da pandemia.


Assédio sexual

Entre as 381 mulheres ouvidas pelo estudo “O ciclo do assédio sexual no ambiente de trabalho”, divulgado dia 7/10, feito em parceria pelo Think Eva e LinkedIn, 47% afirmaram já ter sofrido assédio sexual no local de trabalho. O estudo revelou ainda que o tema ainda é tabu dentro das empresas e os assediadores se valem da impunidade. Este é o principal motivo alegado por 78,4% das mulheres pesquisadas como barreira para a denúncia. Outras 63,8% alegaram políticas ineficientes para combater o assédio e o medo foi maior para 63,8% delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here