Outros Toques

206

Outros Toques

Fim do TED e DOC

Em mais um movimento rumo a digitalização da economia nacional, o Banco Central do Brasil publicou a Circular 4.027 que institui oficialmente o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Além do SPI a circular também institui a Conta de Pagamentos Instantâneos (Conta PI). Ambos os sistemas integram o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do BC que pode “acabar” com as transações de TED e DOC. O PIX pretende atender a demanda por pagamentos rápidos, baratos e seguros. Nele, diferente do que ocorre hoje, será possível transferir dinheiro entre contas 24h/dia, 7 dias por semana. Os maiores bancos do país e as principais fintechs já pediram adesão ao sistema.

Coronavírus x indígenas

Os incentivos às invasões de terras e à devastação da Amazônia, o descaso pela proteção dos territórios indígenas contra o desmatamento e o garimpo ilegal, feitos por Bolsonaro, pode levar a dizimação de 800 mil indígenas do país.  Com 236 mortes e mais de 3.600 casos por Covid-19 registrados, o Brasil já possui o maior número de indígenas infectados e mortos pela doença entre os países amazônicos. Obrigados também a irem às cidades receberem benefícios a que têm direito, os indígenas estão se contaminando e levando a doença para suas aldeias e territórios. Nas Terras Indígenas da Bacia do Xingu, em apenas uma semana, os casos registrados nas 53 cidades da Bacia cresceram 60%, de 3,2 mil para 6,1 mil.

Máscara Salva

Um estudo recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, oferece novas evidências de que as máscaras podem ser cruciais para evitar uma nova onda de infecções. A pesquisa afirma que os lockdowns sozinhos não serão suficientes para impedir futuras ondas de contágio, a não ser que isso seja combinado com o uso massivo de máscaras para retardar a propagação da doença. O coronavírus é transmitido por meio de gotículas exaladas por pessoas infectadas, principalmente quando se fala, tosse ou espirra. Para o estudo, se uma pessoa usa máscara sempre que sai em público, isso é 2x mais eficaz para reduzir o contágio do que quando alguém usa a máscara só depois que tem sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here