Outros Toques

126

Outros Toques

Riscos da Hidroxicloroquina

A Hidroxicloroquina é amplamente usada no combate a doenças como lúpus e atrite reumatoide, mas ainda não há comprovação para sua eficácia e segurança contra a covid-19 — e estudos recentes apontam que a droga não oferece benefícios significativos para os acometidos pelo novo coronavírus. Os riscos podem ser maiores para aqueles que já apresentam quadros que debilitam a saúde — como doenças cardíacas. O medicamento pode causar problemas como distúrbios de visão, irritação gastrointestinal, alterações cardiovasculares e neurológicas, cefaleia, fadiga, nervosismo, quem tem psoríase ou porfiria pode ter ataque agudo da doença, prurido, queda de cabelo e exantema cutâneo. Um dos efeitos adversos mais citados pelos médicos brasileiros é a arritmia (alteração no ritmo das batidas cardíacas).

Vacina contra a Covid-19

A OMS aprovou uma resolução que determina que uma eventual vacina contra o coronavírus será considerada um bem público mundial. Considerado por Bolsonaro como seu principal aliado no mundo, o governo dos Estados Unidos tentou dificultar a declaração na OMS que garanta que patentes não sejam um obstáculo a um amplo acesso mundial aos produtos. Mas uma aliança improvável entre Japão, Reino Unido, Alemanha e alguns países emergentes isolou Washington. No fundo, o que países discutem é a questão da propriedade intelectual sobre os futuros remédios, algo que permeou todo o histórico da luta contra o HIV, por exemplo.

Talentos Fenae/Apcef

As inscrições para o concurso Talentos Fenae/Apcef vão até dia 31 de maio. Podem participar empregados Caixa ativos, aposentados ou pensionistas associados à Apcef Ceará. São quatro categorias que se desmembram em oito modalidades: Foto e Filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Cada associado pode inscrever até duas obras por modalidade. O concurso cultural é promovido pela Fenae, em parceria com as Apcefs, cujo propósito é descobrir novos talentos no universo dos empregados da Caixa. Acesse www.fenae.org.br/talentos e participe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here