Outros Toques

490

Outros Toques

Cloroquina não!

Um painel de cinquenta especialistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), entre eles alguns consultores do governo americano, divulgaram dia 21/4 uma série de recomendações contra o uso da cloroquina (sobretudo sua versão atenuada, a hidroxicloroquina), associada a um antibiótico, a azitromicina, no combate à Covid-19 – combinação defendida pelo presidente Donald Trump e, por tabela, também por Bolsonaro. O documento aponta severos efeitos colaterais dos compostos, com episódios de arritmia cardíaca e até envenenamento. O NIH apontou insuficiência de resultados clínicos suficientes para fazerem da droga um bálsamo contra a doença respiratória provocada pelo coronavírus.

Pedidos de impeachment

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia tem 24 pedidos de impeachment “em análise” contra Bolsonaro que aguardam uma decisão sua pelo arquivamento ou prosseguimento. O mais antigo deles é de março de 2019. Ainda no ano passado foram apresentados mais três. Neste ano, desde janeiro, entraram mais 22, a grande maioria por crime de responsabilidade. Apesar de Maia dizer que um eventual processo de impeachment não está no radar, em nenhum momento arquivou nenhum desses pedidos.

Isolamento vertical

Caso o Brasil opte por afrouxar a quarentena e aplicar o isolamento seletivo, popularmente chamado isolamento vertical, um em cada cinco lares brasileiros ficará mais exposto à pandemia do novo coronavírus. Isso significa que, mesmo que queiram, mais de 19 milhões de famílias não conseguirão isolar apenas os infectados, idosos e doentes crônicos por um simples fato: não há quartos suficientes em suas casas. Essas famílias estão nas periferias das grandes cidades brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here