Outros Toques

103

Outros Toques

 

Males do refrigerante

Uma pesquisa publicada no JAMA no final de 2019 associou o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar ou artificialmente (zero ou diet) ao aumento do risco de morte e em 10 países europeus —Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido, que fazem parte do Estudo Europeu sobre Câncer e Nutrição. O estudo analisou os hábitos alimentares de mais de 450.000 pessoas por mais de 16 anos. Os indivíduos que bebiam dois ou mais copos de refrigerantes por dia tinham um risco maior de morte por qualquer causa do que os participantes que bebiam menos de um copo por mês.

Desigualdade mundial

Os 2.153 bilionários do mundo detêm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas, que correspondem a cerca de 60% da população mundial. Os dados constam do novo relatório da organização não governamental Oxfam, Tempo de Cuidar, lançado dia 19/1. O estudo aponta que a desigualdade global está em níveis recordes. Segundo o levantamento, o 1% mais rico do mundo detém mais que o dobro da riqueza de 6,9 bilhões de pessoas. O relatório chama a atenção para o fato de que essa grande desigualdade está baseada em um sistema que não valoriza o trabalho de mulheres.

Desmatamento Recorde

O desmatamento na Amazônia cresceu 104% em novembro/2019, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo dados do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a destruição do bioma cresceu 103,7%. Foram 563,03 km² destruídos entre 1° e 30/11, um recorde para o mês de desde o início da série histórica, em 2015. Desde janeiro/19, a destruição teve um aumento de 83,9%, em relação ao período de janeiro a novembro do ano anterior: 8.974,31 km², contra 4.878,7 km² destruídos em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here