Outros Toques

270

Outros Toques

Pobre paga mais impostos

A renda dos bilionários do mundo, que cresceu em U$ 900 bilhões em 2018, recebe pequenos impostos dos governos, enquanto a metade mais pobre do planeta (mais de 3 bilhões de pessoas) teve 11% da sua renda reduzida, recebe os maiores tributos e mal consegue o básico para a sobrevivência. Além disso, quase 50% da carga tributária é sobre mercadorias. Porém, as taxas sobre grandes fortunas, patrimônio e herança são baixas. Os números são de levantamentos do relatório “Bem público ou riqueza privada” (Oxfam) e de estudo feito pelos Auditores Fiscais da Receita.

Poluição nos mares

Novo estudo com mamíferos marinhos mortos na Grã-Bretanha mostra que todos os animais haviam ingerido microplásticos. Os pesquisadores analisaram o sistema digestivo de 50 bichos de 10 espécies de golfinhos, focas e baleias. A maioria das partículas eram fibras sintéticas. Outros fragmentos vinham de pedaços maiores, como embalagens e garrafas plásticas. A pesquisa fornece mais evidências de que precisamos reduzir a quantidade de resíduos plásticos em nossos mares e oceanos.

Sem oportunidades

A reforma trabalhista, diferentemente do que anuncia o governo Bolsonaro, compromete o futuro de todos, em especial dos que estão tentando ingressar no mercado. Existe uma crescente falta de oportunidades enfrentada pelos jovens, como constatou a Pnad Contínua (3º tri/2018), realizada pelo IBGE. No Brasil, o número de pessoas entre 15 e 29 anos que estão sem trabalho e sem estudar já ultrapassa 11 milhões e, segundo o Dieese, apenas 5% dessa parcela de fato não quer trabalhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here