Outubro Rosa: Bancárias na luta contra o câncer de mama

14


Circuito do Bem Estar alerta para importância da prevenção do câncer de mama


No sábado, dia 26/10, o Sindicato dos Bancários do Ceará, através da secretaria de Igualdade e da Diversidade e do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, promoveu o Circuito do Bem Estar, como parte da programação do Outubro Rosa. Com o apoio da Unimed Fortaleza, Cassi e da Secretaria Municipal de Saúde, a entidade ofereceu uma série de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, massagem, acupuntura e vacinação H1N1.


Além disso, a médica Liana Benevides Guedes deu importantes orientações para a prevenção do câncer de mama. Ela enfatizou a detecção precoce da doença é fundamental para a cura, alertou para fatores de risco (como tabagismo, sobrepeso, sedentarismo, má alimentação etc.) e condenou o uso meramente comercial da campanha Outubro Rosa. “Não basta só usar lacinho, camisa, garrafinha, se você não se cuida, não se previne, não vai ao médico”, destacou.


Em seguida, a psicóloga Maria Camila Moura falou sobre a importância da questão emocional na prevenção e superação do câncer de mama. Para isso, ela utilizou a sua própria experiência pessoal quando, aos 26 anos, descobriu um câncer de mama raro, mesmo estando fora de todos os fatores de risco. Ela falou que o controle emocional nesse momento é fundamental, destacou o fato de a sociedade fazer certas imposições estéticas, além de olhares e comentários inconvenientes. “Uma mulher com câncer não é uma guerreira, nem uma vítima, é um ser humano. Estou falando da minha experiência de ter vivido com câncer, mas isso vale para todos os espaços de nossas vidas: você deve traçar pequenas metas pessoais, trabalhar o emocional e procurar interações sociais e atividades positivas. Bem estar é uma decisão”. Da sua experiência, nasceu o livro Da Lama Nasce o Lótus.


Para finalizar, o maestro e musicoterapeuta Rogério Jales falou sobre a utilização da música na promoção da saúde e apresentou diversos momentos de como se aplicar esse processo com músicas da nossa MPB.


“Agradecemos a todos que participaram desse momento conosco com o objetivo de difundir experiências positivas e cuidados fundamentais na luta contra o câncer de mama. Não podemos acrescentar dias na nossa vida, mas podemos acrescentar vida nos nossos dias”, concluiu a secretaria de Igualdade e Diversidade, Francileuda Nascimento.


Clique aqui para ver a galeria de fotos

Caminhada do Outubro Rosa aconteceu dia 27/10, na Praia de Iracema


O Sindicato dos Bancários do Ceará participou no domingo, 27/10, da tradicional Caminhada Rosa, promovida pelo projeto Rede Mama, encerrando a programação do Outubro Rosa em Fortaleza. A concentração aconteceu na Praça dos Estressados destacando a importância à prevenção e alertando para a facilitação no acesso às mamografias.


A caminhada foi animada pelo grupo Baqueta e enfatizou ainda a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama na cura da doença. A temática da campanha deste ano foi desenvolvida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), com o slogan “MeTrateDireito”. A iniciativa visa estimular o empoderamento dos pacientes, pautada na busca por um tratamento personalizado e na luta pelo respeito.

Clique aqui para ver a galeria de fotos