Outubro Rosa: live enfatiza a importância da prevenção no combate ao câncer de mama

151

Prevenir é a melhor forma de se cuidar. Esse foi o recado dado durante a live do Outubro Rosa, que foi realizada pela Secretaria de Igualdade e Diversidade do Sindicato dos Bancários do Ceará, em parceria com o Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Sindicato.

“Devido a pandemia, seguimos realizando o nosso evento online, não só porque já é uma tradição do nosso Sindicato, mas principalmente, porque não podemos deixar de repassar esse recado importante para todas as bancárias e mulheres cearenses: prevenir é a melhor forma de se cuidar”, explicou a secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato, Francileuda do Nascimento.

“É fundamental essa iniciativa da nossa Secretaria de Igualdade e Diversidade para fazer chegar a mensagem da importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Nossa entidade tem um compromisso político para conscientizar a respeito da ciência e do conteúdo preventivo em defesa da vida”, disse o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo.

A ginecologista e obstetra do Coletivo Rebento, Dra. Liduína Rocha, falou sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “Quanto mais o diagnóstico é precoce, maior a chance de cura. Então, quanto mais políticas públicas e viabilização do acesso à prevenção do câncer de mama, maior a probabilidade de vencer a doença”, disse a Dra. Liduína.

Em seguida, a psicóloga e mestre em Psicologia (Unifor), Dra. Camila Ramos, falou sobre a questão emocional na prevenção e tratamento do câncer de mama. “A vivência do adoecimento é única para cada paciente, pois o diagnóstico não atinge apenas a paciente, mas todo o vínculo afetivo dela, principalmente, pelo estigma do câncer. Além disso, o câncer de mama mexe muito com a autoestima da mulher e a saúde emocional também deve ser observada durante o tratamento. Além disso, precisamos ter consciência de que aquela paciente não é só uma paciente. Ela é o amor da vida de alguém”, disse a Dra. Camila.

Se você perdeu a live, mas deseja conferir o que rolou, acesse nossas redes sociais (facebook.com/bancariosce ou youtube.com/seebce).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here