Outubro Rosa/Novembro Azul: prevenir é a melhor forma de se cuidar

74

Na noite desta quinta-feira, dia 9/11, bancários e bancárias tiveram um momento especial para aprender e debater sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata, em um evento alusivo ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul.

Com o tema Prevenir é a Melhor Forma de Se Cuidar, o evento contou a presença da professora Mary Anne Bandeira (farmacêutica, professora de Fitoterapia da UFC e coordenadora do programa Farmácias Vivas), que falou sobre a importância das plantas medicinais, de uma forma lúdica através da poesia, e sobre os estudos clínicos realizados pela Universidade. “A Farmácia Viva foi criada para devolver à comunidade o que é dela – a sabedoria popular”, disse. Para saber mais sobre o projeto, a Farmácia Viva se localiza no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, no bloco 941, telefones: 85 3366 9418 / 3366 9984 (Horto UFC).

O evento contou ainda com a presença do dr. Alexandre Loureiro Faria (mestre em Educação e Saúde, especialista em Medicina de Família e Dermatologia e médico de Estratégia de Saúde da Família na Cassi/BB, desde 2005), que falou sobre os fatores de risco, a importância da prevenção e o que se pode fazer para ter uma atitude preventiva contra o câncer de mama e próstata. “O importante é, antes de contrair a doença, evitar. Melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos, fazer exames preventivos, tudo isso é prevenção”, disse o médico.

Além disso, reforçando a importância da prevenção, o diretor do Sindicato Marcos Francelino deu um depoimento sobre o seu diagnóstico precoce de câncer de próstata há alguns anos, descoberto após exames preventivos, que foram fundamentais para que ele tratasse a doença ainda no início, o que aumentou suas chances de cura.

Além das palestras houve ainda feirinha de produtos orgânicos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), música ao vivo (voz e violão) e sorteio de brindes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here