Plenária com os empregados debate estratégias de luta em defesa da Caixa no dia 26/4

344

Os empregados da Caixa Econômica Federal no Ceará participarão de uma grande plenária virtual na próxima segunda-feira, dia 26/4, às 18h. O encontro, que será realizado através da plataforma Zoom por conta da pandemia, tem o objetivo de debater e definir estratégias de luta por melhores condições de trabalho, mais proteção aos empregados na pandemia de Coronavírus, pelo correto pagamento da PLR Social, mais contratações, e contra a privatização da Caixa aos pedaços. Paralisações não estão descartadas.

Além da diretoria do Sindicato, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt também participará da plenária.

“É importante que todos participem desse encontro para ampliarmos nossa mobilização na luta pela Caixa 100% Pública e pelos nossos direitos. Não aceitaremos que os empregados da Caixa continuem adoecendo por falta de condições de trabalho adequadas, pela sobrecarga de trabalho decorrente do quadro insuficiente de trabalhadores, que, no momento de serem valorizados, vejam a direção da Caixa retirar parte da sua PLR Social, justo no ano em que enfrentamos uma pandemia e pagamos o auxílio-emergencial para milhões de brasileiros. Também não aceitaremos a privatização da Caixa aos pedaços. Para resistir e defender nossos direitos, precisamos, mais do que nunca, estarmos coesos e mobilizados”, convida o diretor do Sindicato e vice-presidente da Fenae, Marcos Saraiva.

Inscreva-se antecipadamente para esta reunião acessando o link:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0sce6oqzItH9wlfI1tkcQUHdylAIv2Wud1

IPO da Caixa Seguridade – O vice-presidente da CUT, Luiz Claudio Marcolino, protocolou denúncias na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a venda de ações na IPO da Caixa Seguridade por descumprimento de duas das instruções da Comissão (539 e 400).

Segundo ele, “a Caixa Econômica Federal comete um crime quando, primeiro, cobra de forma abusiva de seus funcionários a venda de ações da IPO sem uma preparação e determinação de quem efetivamente poderia vender os papéis. Outro crime colocado também é oferecer es ações para 100% dos seus clientes, quando apenas 10% estaria qualificado para a compra, seja pela sua condição financeira, seja por sua perspectiva de investimento de médio e longo prazo. Existe um processo de má fé da Caixa Econômica Federal. Tanto que nas nossas denúncias estamos responsabilizando o presidente da Caixa [Pedro Guimarães] por esse desrespeito aos trabalhadores e às normas da CVM”, explica.

“Nós queremos parar o processo de privatizações e desmonte que a Caixa está sofrendo. Entramos com essa representação para que a CVM tome uma posição, uma vez que o banco está irregular e cometendo um crime, atentando tanto contra os seus trabalhadores como contra seus clientes”, acrescenta.

Live – Em sequência à plenária, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) vão realizar uma live para discutir assuntos que impactam o empregado e o futuro da Caixa como banco público. Será às 19h, com transmissão pelo YouTube da Fenae.

A live faz parte do calendário de mobilização aprovado no Comando Nacional e da campanha Brasil Seguro é Caixa Pública. Participam a convidada Maria Fernanda Coelho, ex-presidenta da Caixa Econômica Federal; Sergio Takemoto, presidente da Fenae; Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). A live será conduzida pela dupla Helder Maldonado e Marco Benzzi dos “Galãs Feios”.

Entre os assuntos estão a abertura de capital da Caixa Seguridade, a descapitalização do banco, metas desumanas, PLR Social, condições de trabalho, prioridade dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) e direitos historicamente conquistados pelos empregados, como a Funcef e o Saúde Caixa.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here