Programação virtual enfatiza a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama

OUTUBRO ROSA

264

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Igualdade e Diversidade e do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, apoia e participa da Campanha Outubro Rosa. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, faremos uma programação virtual a fim de debatermos a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, objetivando o fortalecimento da luta por mais políticas públicas que permitam às mulheres o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento que possibilite a cura da doença.

No dia 17 de outubro, a partir das 10 horas, através das redes sociais do Sindicato (You Tube: Bancários CE e Facebook @bancariosce), será realizada uma live para tratar sobre o tema.

Durante o evento, teremos a participação da médica Dra. Liana Benevides Guedes, que atua na área de medicina translacional em marcadores tumorais biomoleculares e fará sua abordagem  sobre as principais formas de prevenção do Câncer de Mama; e da fisioterapeuta Dra Shalimá Figueiredo Chaves, Mestranda em Fisioterapia e Funcionalidade (UFC), que explicará a importância da prática de exercícios físicos para prevenir doenças e manter a saúde física e mental, nos proporcionando um momento de descontração  e relaxamento.  Durante o evento teremos sorteios de kits contendo máscara e álcool em gel para quem estiver on line.

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover maior percepção sobre os métodos preventivos, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para redução da mortalidade, uma vez que a detecção precoce do câncer de mama é o maior definidor do resultado no tratamento. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a quem tem mais de 40 anos que faça os exames de prevenção anualmente.

A campanha é realizada no Brasil desde 2002.

“É tradição do nosso Sindicato aderir à Campanha Internacional Outubro Rosa alertando às mulheres e, particularmente às bancárias, sobre a questão da saúde a partir da prevenção. Esse ano, devido à pandemia, tivemos que nos reinventar para não deixar de fazer esse alerta e programamos com todo carinho esse momento pensando na saúde de todas as mulheres bancárias. Por isso, eu quero aqui reforçar o convite: fiquem ligadas nas dicas, acompanhem, participem, divulguem para as outras mulheres e assim faremos uma grande corrente para propagar mais saúde e mais vida”.
Francileuda Nascimento, secretária de Igualdade e Diversidade do SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here