Projeto Notas de Escurecimento debate o negro na literatura brasileira

110

Plínio Camillo e Fabiana Guimarães convidam a todos e todas para o evento Notas de Escurecimento – Vivência sobre a Literatura Negra Brasileira, que acontece no próximo dia 14 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro).

Plínio Camillo é escritor, ator, roteirista, diretor teatral e educador social e está encabeçando esse projeto. Em novembro passado, ele participou de uma roda de conversa realizada no Sindicato sobre racismo, alusiva ao Dia da Consciência Negra. Segundo Plínio, o projeto Notas de Escurecimento é uma discussão dinâmica e participativa sobre os conceitos da Literatura Negra Brasileira, suas origens, função e perspectivas futuras.

O objetivo é contribuir para a divulgação de escritores(as) negros(as), auxiliar na quebra de silenciamento historicamente imposto ao negro, combate ao racismo, estimular a discussão sobre questões raciais, fortalecimento da autoestima negra, garantir um repertório de textos de boa qualidade, contribuir para a diversidade na literatura brasileira, além de possibilitar o acesso a uma produção literária que rompe com uma tradição canônica na qual predominam autoria e personagens não negros.

O evento é aberto à toda a sociedade.


Saiba mais sobre Plínio Camillo
– Formado em Estudos Linguísticos pela USP, Plínio Camillo, além de escritor é ator e educador social, tendo atuado com crianças e adolescentes de rua. Atualmente, trabalha também na área de comunicação, como blogger. É autor de diversos livros, do infanto-juvenil a contos, e é estimulado pela literatura de autores como Marcelino Freire, Dalton Trevisan, Lima Barreto e Dashiel Hammett, além de buscar também referências na dramaturgia e na tradição teatral, áreas em que possui vasta experiência. Sua linguagem, assim como as temáticas abordadas pelos seus textos, demonstra forte ligação com o cenário contemporâneo em múltiplos aspectos artísticos e políticos, principalmente no que tange às diferenças étnicas, sociais e sexuais. Suas atuações como educador, ator e blogger são de fundamental importância no florescimento de sua obra literária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here