Reforma da Previdência e defesa dos Bancos Públicos serão temas da VIII Conferência Regional da FETRAFI/NE

104



Bancários de toda a região Nordeste estarão juntos nos próximos dias 5 e 6 de julho na VIII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), em Fortaleza-CE. O encontro se dará pela discussão de temas como a soberania das Assembleias, Reforma da Previdência, defesa dos Bancos Públicos, defesa da Convenção Coletiva e Mesa Única. No último dia, haverá eleição de delegados da região para participar da Conferência Nacional dos Bancários, que será promovida nos dias 2, 3 e 4 de agosto, em São Paulo.


A 8ª edição da conferência será realizadano Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740, na Praia de Iracema), e contará com a participação de 75 delegados eleitos nos encontros estaduais. De acordo com Gustavo Tabatinga, secretário geral da Contraf, por mais que os bancários não tenham para 2019 a negociação coletiva, pois o acordo (de 2 anos) está vigente, a conferência é de extrema importância para debater pautas dos trabalhadores ante a um governo que, sempre que possível, ataca o movimento sindical. Segundo o secretário, “precisamos debater com veemência a defesa dos bancos públicos e, no nosso caso, a defesa do Banco do Nordeste que promove o desenvolvimento da nossa região e melhoria de qualidade de vida do nosso povo”.


Os delegados levarão para conferência as demandas relacionadas a temas como saúde do trabalhador, segurança, mulheres, dentre outras pautas de necessidade específicas de seus Estados. As expectativas, para o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Arimatéia Passos, é de que seja um encontro rico em discussões que trarão benefícios à categoria. “Temos que construir uma grande conferência que possa atender os interesses dos bancários da região nordeste. Em 2019 não teremos negociação coletiva, mas temos negociações específicas, negociações de mesas sobre vários temas, então é importante discutir as pautas de cada estado e entrar em um consenso que congregue a todos.”


Para Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, a questão da saúde do trabalhador bancário é um tema de extrema importância que deverá ser tratado com atenção, pois “temos 60 % dos bancários e bancárias desse país fazendo uso de remédios tarjas pretas ou vermelhas em virtude de cobranças absurdas de metas. Esse é um ponto que devemos discutir com muita seriedade e buscar junto a Federação Nacional dos Bancos – Fenaban meios de resolver definitivamente essa situação”, disse o presidente.


Programação


A abertura do VIII Conferência Regional da FETRAFI/NE será no dia 5 de julho a partir das 19h, com formação da mesa, aprovação do regimento e, logo após, análise de conjuntura realizada pela presidente da Contraf, Juvândia Moreira Leite.


No dia 6 de julho, a programação terá início as 8h, com café da manhã e, às 9h, apresentação do tema Reforma Trabalhista e Financiamento Sindical com Gerson Marques, do Ministério Público do Ceará. Em seguida, Jefferson Oliveira, da Contraf, fará o contraponto sobre o tema e, logo após, será aberto para debate com delegados e delegadas. O almoço está previsto para as 12h, com retorno das atividades às 14h.


Pela tarde, será realizada a apresentação do tema Negociação Coletiva e Indústria 4.0. por Reginaldo Aguiar, do Dieese-CE, abrindo para debate logo após a finalização. A eleição dos delegados para conferência Nacional está prevista para ocorrer as 15h30, encerrando a VIII Conferência Regional.