Santander: em negociação na próxima quinta, funcionários querem solução para problemas

119


Está agendada para quinta-feira, 1º/8, reunião entre representantes dos trabalhadores e do Santander a fim de buscar soluções para uma série de problemas que atingem os funcionários do banco espanhol. Serão abordados os seguintes temas:

Mudanças na Data do Último dia Trabalhado (DUT)


O banco editou uma nova versão do documento que deveria se limitar a informar sobre o último dia trabalhado dos trabalhadores que se afastam das atividades profissionais e dão entrada na Previdência Social devido a problemas médicos, uma exigência do INSS. A nova versão do banco tenta influenciar, ilegalmente, a perícia médica em relação ao problema que causou o afastamento.


Certificação para trabalhadores afastados


O banco tem estabelecido prazo para que os trabalhadores tirem suas certificações, porém os trabalhadores que estiveram afastados e retornaram ao trabalho estão sendo pressionados e até recebendo carta de advertência, o que tem causado apreensão e até o agravamento das doenças.

Retirada de porta giratória


O Banco tem retirado ou está em vias de retirar as portas de segurança de diversas agências pelo país, causando enorme apreensão de clientes e bancários. O banco se comprometeu a apresentar um balanço das agências que tiveram as portas retiradas. No Ceará, há uma lei estadual e várias municipais que proíbem a retirada das portas.


Retirada de Vigilantes


O banco tem retirado os vigilantes de agências que atuam nos formatos ponto de atendimento e PABs. Entretanto, esses locais continuam executando transações com numerário por meio de caixas eletrônicos abastecidos por empresa terceirizada.

Reajuste do Km Rodado


Em negociação que ocorreu em abril, foi conquistado o reajuste do valor do quilômetro rodado que estava defasado desde novembro de 2017. Além disto, ficou definido que o reajuste passa a ser anual, tendo como referência o IGP-M, que não contempla os trabalhadores. Os funcionários vão reivindicar alteração do índice referencial do reajuste.

Plano de Saúde


O aumento abusivo no valor da mensalidade e coparticipação do plano de saúde, que tem levado muitos trabalhadores a reduzirem consultas médicas/exames.


Problemas enfrentados por trabalhadores que retornam ao trabalho após afastamento do INSS


– Salário “zerado”: o RH desconta na folha de pagamento do funcionário que tem o benefício do INSS negado todo a adiantamento a que tem direito, deixando-o sem salário, o que afronta cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho que foi negociada justamente para que o trabalhador afastado não fique sem remuneração nestes casos.


– Transferência para outro local de trabalho de gerentes que retornam de afastamento: ao retornarem de afastamento, esse profissionais encontram suas vagas de origem ocupadas por colegas.