Sindicato alerta para tentativas de golpe financeiro durante a pandemia

171



O Sindicato dos Bancários alerta para uma tentativa de golpe nesses tempos de pandemia. Pessoas têm relatado receber ligações de números de telefones celulares de outros estados, sobretudo do Rio Grande do Sul, pedindo ajuda para liberar corpos de mortos durante a quarentena.


O suposto golpe acontece da seguinte maneira: ao atender ligação do número 051 986035485, uma pessoa diz estar pedindo ajuda para um funcionário do Sindicato de Porto Alegre que estaria em Colatina, precisando de dinheiro para liberar os corpos dos pais mortos num acidente de carro. Perguntam se a pessoa pode transferir R$ 3.000,00 para a conta de alguém que eles fariam o crédito posteriormente. O denunciante informou que ao dizer que não tinha esse dinheiro disponível, pediu o telefone de contato da pessoa para tentar ajudar. Entretanto, o número informado não atende. Eles mencionam inclusive alguns nomes para contatos.


Alertamos para que as pessoas não forneçam qualquer informação bancária, dados pessoais, ou mesmo dinheiro, para ligações semelhantes a essa e que denunciem às operadoras de telefonia casos como esse.


Destacamos ainda que repudiamos que pessoas de má índole tentem se aproveitar da boa fé de outras para tentar aplicar golpes e obter vantagens financeiras justamente quando as pessoas estão tão sensibilizadas durante a pandemia.