Sindicato comemora 85 anos de lutas e conquistas

145



O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) comemora nesta quarta-feira (21), 85 anos de atividades em defesa da categoria. O SEEB/CE foi fundado em 21 de fevereiro de 1933, tendo participado ativamente de momentos importantes da história do Brasil. Se o momento é de comemoração, é também de reflexão sobre a importância da entidade sindical para concretizar as conquistas dos bancários. Nessa reflexão, os bancários devem levar em conta sua capacidade de lutar e de resistir às agressões do patronato.


Ao longo dos seus 85 anos, o Sindicato dos Bancários do Ceará passou por grandes desafios, mas os trabalhadores dos bancos públicos e privados sempre estiveram ao lado da sua entidade,  na luta por melhores condições de trabalho, garantia de emprego e salário digno, sem esquecer da melhoria da qualidade do atendimento aos clientes e usuários dos bancos.


Ao longo da sua trajetória, o Sindicato esteve presente e atuante nas principais bandeiras de lutas da categoria como: por piso salarial nacional, por jornada de seis horas, data base e Convenção Coletiva de Trabalho nacional, plano de cargos e carreira nos bancos públicos; Participação nos Lucros e Resultados (PLR); defesa e manutenção dos bancos públicos; como também nas grandes lutas de transformação democrática de País, como: o Estado Novo de Getúlio Vargas, a Ditatura Militar, as Diretas Já, o impeachment de Color, contra as demissões do governo FHC e pela eleição do Presidente Lula, sempre com o objetivo de buscar melhorias para a categoria e para o povo brasileiro.


O Sindicato também está presente nas lutas em defesa da democracia e do estado democrático;  como na luta contra o impeachment da Presidenta Dilma; nas lutas pelo “Fora Temer”;  pela manutenção dos direitos conquistados de toda classe trabalhadora; contra as reformas nefastas do governo ilegítimo atual, como as reformas trabalhista (implementada) e previdenciária; e na luta contra a privatização das empresas públicas.


Sempre esteve à frente das denúncias contra a irresponsabilidade social dos banqueiros para com a sociedade, fazendo contraste entre os altos lucros dos bancos e o atendimento precário que presta aos seus clientes, causado pelo número cada vez menor de bancários nas agências, por falta de contratação.


Há 85 anos, o Sindicato dos Bancários do Ceará é uma referência na história do sindicalismo nacional, sempre trilhando sua trajetória dentro dos princípios da democracia e igualdade de direitos.


Source: Noticia57