Sindicato participa de audiência em defesa dos bancos públicos na Câmara Municipal de Canindé

12



O Sindicato dos Bancários do Ceará participou, dia 11/12, de Audiência Pública na Câmara Municipal de Canindé, relativa à defesa dos bancos públicos. A audiência partiu de um requerimento da própria entidade atendido pelos vereadores do município e foi a segunda de uma série de audiências públicas que devem acontecer por todo o Nordeste, como parte da Campanha em Defesa dos Bancos Públicos, promovida pela Fetrafi/NE. A audiência foi presidida pelo vereador Ilomar Vasconcelos (PT).


Vários dirigentes do Sindicato estiveram presentes à audiência e falaram sobre a importância dos bancos públicos para a agricultura familiar, geração de emprego e renda, obras de infraestrutura, microcrédito, investimentos na educação, saúde e até para obras de saneamento. O diretor Bosco Mota lembrou que o movimento sindical está se articulando junto aos parlamentares para barrar o processo de privatização dos bancos públicos. Já o diretor Pedro Moreira, funcionário do BNB, falou da importância do Banco para o desenvolvimento do Nordeste e a diminuição das desigualdades através do microcrédito.



A diretora Jannayna Lima enfatizou que os bancos privados não tem interesse em investir no desenvolvimento e no bem-estar da sociedade, pois só visam o lucro. Funcionária do BB, ela destaca que “os bancos públicos trabalham para construir uma sociedade mais justa e é por isso que toda a população deve estar envolvida nessa luta”.


Os vereadores presentes apoiaram a iniciativa dos bancários e se comprometeram em realizar novo debate para ser transmitido por rádios locais e redes sociais, além de uma nota de repúdio e de um documento se manifestando contra a privatização e em defesa dos bancos públicos.


Novas audiências públicas devem ser realizadas em breve, através da Campanha em Defesa dos Bancos Públicos da Fetrafi/NE, em toda a região nordestina, inclusive no Ceará.