Sindicato participa de audiência pública em defesa dos bancos públicos

134

O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve presente, na última sexta-feira, 29/10, a uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará que debateu o fortalecimento e a defesa dos bancos públicos. A audiência atendeu a um requerimento da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) e teve como coautor o deputado Guilherme Sampaio (PT).

A mobilização em defesa dos bancos públicos pretende envolver todos os municípios cearenses, engajando o poder público e a sociedade. De acordo com a deputada Augusta Brito (PCdoB), a partir deste encontro, a intenção é levar as discussões sobre o fortalecimento dos bancos públicos para as câmaras municipais do interior do Estado. “Nós queremos mostrar para a população o que os bancos públicos fazem, quais os seus serviços, e porque é importante defender a sua existência e fortalecimento”, apontou. “Nós percebemos que o atual Governo Federal tem a intenção de fragilizar os bancos públicos, reduzindo o número de funcionários e de investimentos. E nós estamos aqui para ressaltar a grande importância dessas instituições para a população, especialmente para aquelas pessoas que precisam acessar algum tipo de crédito ou programa social”, destacou Augusta Brito.

O deputado Guilherme Sampaio (PT), salientou que defender os bancos públicos é defender uma causa de interesse da sociedade brasileira. Para ele, a defesa das instituições significa defender um modelo de Estado e de sociedade, na medida em que a existência desses bancos se relaciona diretamente com a forma como o Estado interage com a dinâmica da economia e quais são os recursos disponíveis para a população acessar os serviços financeiros.

O presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, complementou que sem as instituições não há respostas para a crise econômica e não há enfrentamento da desigualdade no País. Ainda segundo ele, sem bancos públicos, o Estado fica incapacitado de induzir o setor privado a ampliar a sua atividade, disponibilizando oportunidades para toda a população. “Convido toda a classe política, toda a classe representativa dos setores econômicos a somar forças conosco para que tenhamos o nosso Estado crescendo, a nossa população atendida, a desigualdade reduzida e a justiça social com democracia sendo alcançada, em um panorama de esperança para o nosso povo”, pontuou Carlos Eduardo Bezerra.

Participaram ainda da audiência, a diretora do Sindicato, Elvira Madeira, o representante da Intersindical Ceará, Roger Medeiros; o presidente da Apcef/CE, Rochael Souza; a representante da AFBNB, Rita Josina; o presidente da CUT/CE, Wil Pereira; o presidente da CTB/CE, Luciano Simplício; a presidente da Fetamce, Enedina Soares; o presidente do Psol/CE, Alexandre Uchôa; dentre outras autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here