Sindicato protesta contra o fechamento do Bradesco da Av. Mozart Lucena

33

Na manhã desta quarta-feira, dia 8/5, o Sindicato dos Bancários do Ceará esteve na agência do Bradesco, da Av. Mozart Lucena, no bairro Jardim Guanabara, para protestar contra o fechamento da agência, marcado para o próximo dia 24/5.

Na porta da agência há um aviso informando que a partir do dia 25/5 os clientes e usuários devem se dirigir a uma outra agência na Av. Mister Hull, unidade essa que já tem seu público e que, geralmente, está muito lotada. Além disso, a unidade fica um pouco distante do local e os clientes terão que usar um transporte para se deslocar até lá, onerando ainda mais a população que era atendida por essa agência na região. Muitas pessoas que aguardavam atendimento foram pegas de surpresa com a informação de que a agência teria as atividades encerradas.

O fechamento da agência faz parte de um plano estratégico anunciado pelo Bradesco recentemente, que em outras palavras quer dizer reestruturação, prevendo fechamento de várias agências pelo país e possivelmente, mais demissões. Com isso, o banco planeja investir em contratações no setor de tecnologia, valorizando apenas processos digitais.

É importante destacar que em 2023, tivemos 6 mil postos de trabalho a menos no sistema bancário e sabemos a sobrecarga de trabalho que isso acarreta aos que permanecem empregados. Todas as vezes que ouvimos reestruturação já pensamos em fechamentos de agências e sabemos o que gera na cabeça dos trabalhadores, muito medo, ansiedade e stress.

Mesmo tendo registrado um Lucro Líquido Recorrente de R$ 4,211 bilhões no trimestre (crescimento de 46,3% em relação ao último trimestre de 2023), no final do primeiro trimestre de 2024, o grupo Bradesco contava com 85.634 empregados, registrando uma queda de 578 postos de trabalho em doze meses e 588 postos fechados na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Nesse período, foram encerradas 151 agências e abertas três unidades de negócio, totalizando 2.704 agências e 802 unidades de negócios. O total de clientes do banco diminuiu em 1 milhão, totalizando 72,3 milhões de clientes.

“Por isso, cobramos do Bradesco que o plano estratégico seja implementado sem prejuízo do emprego, queremos acompanhar o processo, para que o emprego bancário seja respeitado. O Sindicato entende que o banco precisa de um plano de ação para melhorar o posicionamento, mas exigimos que seja feito sem prejuízo aos trabalhadores e à população”, destacou o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Humberto Silva.

“O Bradesco tem que entender que precisamos, cada vez mais, expandir a rede de agências para dar um melhor atendimento à população em geral, com isso dando a oportunidade de o cidadão poder encontrar a prestação de serviço que ele procura junto ao banco em sua própria comunidade ou bairro, ao invés de ter de se deslocar para outros bairros ou até mesmo ao centro da cidade para resolver a sua necessidade junto ao banco”, enfatizou o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Telmo Nunes.

Ao final do ato, a direção do Sindicato enfatizou para os clientes e comerciantes locais a importância e a necessidade de se ligar para os canais de atendimento do Bradesco e cobrar a manutenção da agência, importante para toda a população local. Participaram ainda da manifestação os diretores Bosco Mota, Nivardo Pimentel e Leandro Medeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here