Sindicato realiza manifestação em Defesa da Caixa 100% Pública

314

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou no dia da negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE Caixa) e a Caixa Econômica Federal, no último dia 11/5, manifestações em defesa da Caixa 100% Pública e a serviço da sociedade.

A estratégia do Governo Federal e da presidência da Caixa é dividir o banco em várias partes, uma delas é o chamado banco digital, que nada mais é do que um outro banco, com outro CNPJ, que será privatizado em seguida.

O mais grave é que todos os benefícios sociais do banco serão repassados para esta nova instituição. Qual será o futuro dos programas e benefícios sociais se estiverem nas mãos do mercado privado, que só visa o lucro? As políticas públicas que atendem a população mais carente do país serão garantidas?

Lembramos que parte da arrecadação da Caixa é destinada para a realização de programas sociais em diversas áreas. Durante a pandemia, todos pudemos ver a importância da Caixa para o atendimento das necessidades sociais da população. Mas, esta é apenas a ponta do iceberg. Muitas vezes passam despercebidos os investimentos que a Caixa proporciona para projetos nas áreas da educação, cultura e esportes. Projetos que garantem a construção da moradia para as pessoas.

Querer tirar da Caixa áreas altamente lucrativas, como a Caixa Seguridade e a Caixa Cartões, é comprometer investimentos estatais nestas áreas.

“A Caixa que queremos é uma Caixa 100% pública, responsável pelo atendimento à população que mais precisa e atuando sempre em defesa da sociedade, como patrimônio do povo brasileiro. Os empregados se dedicaram durante toda a pandemia com esse objetivo e nós vamos lutar para que essa seja a Caixa que continuará a existir”, destaca o vice-presidente da Fenae e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here