Sindicato reativa o Plantão Psicológico

19



Durante essa pandemia, o bancário está na linha de frente no atendimento aos clientes, usuários e população em geral. Além de atender, tem de cumprir metas, atender em tempo controlado, fazer a sua parte burocrática e prestar contas da sua produção no final do dia. Como se não bastasse, ainda tem de se preocupar em não ser contaminado para não levar risco para a sua família. Nessa situação, o bancário fica totalmente abalado do ponto de vista psicológico.


Em função desse momento crítico pelo qual passa a categoria bancária, o Sindicato dos Bancários do Ceará está trazendo de volta, de maneira reformulada, o Plantão Psicológico.


Como funciona


O serviço vai funcionar por agendamento. O bancário vai ligar para o número 85 99155 2428 e vai agendar o melhor dia para a sua sessão, de segunda a quinta-feira, no horário de 9h às 12h. O atendimento psicológico é gratuito e vai se dar de forma virtual, de segunda a quinta-feira, das 20h às 21h. Público-alvo: bancários da ativa e sindicalizados. Trata-se de um serviço de acolhimento psicológico e virtual, com a dra. Margareth Oliveira.


As sessões serão individuais e realizadas através do aplicativo Google Duo, que o bancário pode baixar no seu celular ou computador e funciona como uma videochamada. O objetivo dessa sistemática é acolher as necessidades consideradas urgentes pelo bancário naquele momento. “Serão atendimentos únicos funcionando também como uma orientação para esse momento de crise. O bancário será orientado a procurar um local isolado e que ele possa falar sem ser interrompido. O sigilo e a privacidade são garantidos, pois o Duo é criptografado e mantém o sigilo da videochamada”, afirma a psicóloga.


O atendimento estará disponível a partir do próximo dia 25 de maio.


“Se antes da pandemia, o bancário já levava uma vida estressante, agora esse estresse tem se multiplicado, daí a importância de reativarmos o Plantão Psicológico”, destaca o Secretário de Saúde do Sindicato, Eugênio Silva.