Sindicato visita agências do Centro de Fortaleza com a Campanha Menos Metas Mais Saúde

263

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou na manhã desta terça-feira, 11/4, mais uma atividade da Campanha Menos Metas Mais Saúde, dessa vez em agências do Santander (Agência Fortaleza Centro), Caixa Econômica Federal (Agência Iracema) e Bradesco (Agência Verdes Mares), no Centro da cidade. A campanha foi lançada no último dia 28/3, na Aldeota. Os diretores do Sindicato conversaram com os bancários e distribuíram a cartilha com orientações sobre como tirar licença saúde.

A atividade fez parte do Dia Nacional de Luta da campanha da Contraf-CUT (#MenosMetasMaisSaúde), com atividades semelhantes em todo o país e tuitaço nas redes sociais. O objetivo é evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro, que a cada ano sofre mais com os transtornos psicológicos e outras doenças ocupacionais ocasionadas pelas metas excessivas.

A campanha pretende mostrar à sociedade o cenário assustador que a categoria bancária precisa enfrentar todos os dias, que tem levado, inclusive, ao crescimento do número de adoecimento dos bancários.

Nos últimos cinco anos, o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vezes maior. Os bancos se enquadram entre as empresas com maior risco de acidente de trabalho ou doença ocupacional no Brasil.

Na consulta realizada durante a última campanha salarial da categoria, em 2022, 77% dos bancários relataram cansaço, fadiga e preocupação constante em função das metas abusivas; 44% com crises de ansiedade e pânico e 35,5% afirmaram que tomaram medicação controlada nos últimos 12 meses. Constantemente, o Sindicato recebe denúncias de cobranças abusivas e recebe bancários e bancárias doentes, apresentando diversos transtornos mentais e comportamentais em decorrência dessa postura dos bancos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here