Vitória: BNB convoca concursados honrando compromisso firmado com sindicatos

106


A direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), anunciou na última semana a efetivação de 112 aprovados no concurso público realizado em dezembro de 2018. Os novos funcionários assumirão a partir de agosto, sendo 80 analistas bancários para suprir a rede de agências e 32 para a área de Tecnologia da Informação (TI), no Centro Administrativo do Passaré. O concurso tem validade até 2020.


A convocação desses novos funcionários respeita compromisso acertado com a Contraf-CUT e sindicatos de manter a dotação de pessoal autorizada pelo governo federal sempre no limite máximo. Esse total de 112 novos funcionários envolve também a reposição de 25% dos colegas que aderiram ao último Programa de Incentivo ao Desligamento. Os convocados estão em treinamento e fazendo exames médicos até 31 de julho. O concurso envolveu mais de 100 mil inscritos.


O concurso 2018 teve o edital divulgado com um total de 700 vagas nos cargos de Especialista Bancário e Analista Bancário. o quantitativo de vagas ofertadas, 08 (oito) seriam para provimento imediato e 692 são para formação de cadastro reserva para atendimento às demandas de provimento de vagas que viessem a surgir durante o prazo de validade do certame. Foram reservadas 5% das vagas aos deficientes e 20% aos negros. O concurso público com validade de dois anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial da União, poderá ter seu prazo prorrogado até 2022.


“A luta do Sindicato dos Bancários do Ceará é pela convocação dos demais 570 aprovados neste concurso e pela realização de novos concursos públicos pelo BNB. Isto porque é entendimento do Sindicato que a defesa e o fortalecimento do Banco como agente público passa pela ampliação e valorização do seu quadro de pessoal, bem como pela expansão da rede de agências e pela elevação do volume de recursos destinados à Instituição pela União Federal”, afirma Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).