XII Conferência Regional da Fetrafi-NE debateu prioridades da categoria no Nordeste

126

A XII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) aconteceu em Fortaleza nos dias 30 de junho e 1º de julho, reunindo 132 delegados e delegadas dos sete sindicatos que compõem a base da Federação. O evento discutiu temas relevantes para a categoria bancária e para fortalecer a luta sindical na região.

No primeiro dia destacaram-se as mesas de debate e as homenagens aos diretores e diretoras que contribuíram para a história da Fetrafi/NE. O evento contou com a presença de convidados ilustres, como Márcio Monzane, secretário regional da UNI Américas, e Juvândia Moreira Leite, presidenta da CONTRAF-CUT.

A mesa de debate teve início com a participação de Márcio Monzane, que abordou a Conjuntura Internacional e a importância dos bancários do Nordeste nas lutas sindicais pelo mundo. Em sua fala, Monzane destacou a necessidade de fortalecer os laços entre os trabalhadores bancários e sindicatos internacionais, visando ampliar a solidariedade e a troca de experiências no enfrentamento aos desafios impostos pelo sistema financeiro globalizado.

Em seguida, Juvândia Moreira Leite, presidenta da Contraf-CUT, trouxe à tona a importância da sustentação das entidades sindicais e como elas têm sido alvo de ataques visando enfraquecer o movimento sindical. Ela ressaltou que a reforma sindical em debate visa fortalecer o movimento e sua luta, garantindo recursos para defender questões essenciais como empresas públicas, empregos, saúde, educação e o Estado como um todo.

Após as mesas de debates, o evento foi marcado pelo lançamento do livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, escrito por Márcio de Oliveira Rodrigues e coautoria de Carlos Eduardo Bezerra Marques. A obra celebra os 30 anos da Federação e retrata sua trajetória de luta e transformação em prol dos direitos dos trabalhadores bancários. Clique aqui para acessar o livro.

Encerrando o primeiro dia do evento foi realizada uma homenagem aos diretores e diretoras que desempenharam papéis fundamentais ao longo da história da Fetrafi/NE. Esses líderes sindicais foram reconhecidos por sua incansável luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e pela consolidação da democracia nas relações laborais.

A programação da XII Conferência Regional da Fetrafi/NE seguiu durante o sábado, 1º de julho, com a continuação dos debates e a discussão de temas como a importância da baixa dos juros do Banco Central e a defesa dos bancos públicos. Presenças ilustres fizeram parte da programação deste dia. Por vídeo, o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, saudou os participantes e reforçou a importância de ser debatido um tema tão importante para nosso país como o papel dos bancos públicos no governo Lula e a importância dos seus recursos para o desenvolvimento social e econômico do Nordeste. Presencialmente, o presidente da CUT-CE, Wil Pereira, e o líder do governo, deputado federal José Guimarães, fizeram parte de uma mesa de convidados, na qual o deputado debateu e respondeu questionamentos dos inscritos. O ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, trouxe ao debate o tema “Papel dos Bancos Públicos no atual governo”.


Delegação do Ceará

A segunda mesa trouxe a discussão temas sobre Saúde da categoria bancária, com o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles. A última Mesa de Debate falou sobre a Importância da baixa dos juros altos e do arcabouço fiscal para o Brasil com a diretora técnica do Dieese, Cátia Toshie Uehara. A XII Conferência Regional da Fetrafi/NE encerrou sua programação com a eleição dos delegados para a 25ª Conferência Nacional que será realizada em agosto.

Fonte: SEEB/CE, com informações da Fetrafi/NE. Fotos: Letícia Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here