24 de janeiro – Dia do Aposentado

318

No dia 24 de janeiro de 1923, por meio do Decreto n. 4.682/1923 e da Lei Eloy Chaves, foi criada a Caixa de Aposentadoria e Pensões para os ferroviários que, insatisfeitos com as condições de trabalho e preocupados com as possíveis necessidades futuras, instituíram benefícios de caráter previdenciário que os amparasse, tais como Aposentadoria por invalidez e ordinária, denominada, posteriormente, como tempo de serviço; Pensão por morte e assistência médica. Também nesse dia, passou-se a comemorar o Dia do Aposentado.

Esta lei trouxe os primeiros passos que garantissem, no futuro, o nascimento da Previdência Social, tal qual a entendemos hoje, que visa a cobertura de riscos sociais em razão de algum acontecimento que acarrete impossibilidade de sustento próprio e de sua família, trazendo um conforto em razão de uma necessidade.

A mensagem alusiva ao Dia dos Aposentados é uma mensagem de esperança e otimismo. O ano de 2020 foi de grandes desafios, com a aplicação da Reforma da Previdência e a pandemia que vitimou muitos dos nossos colegas aposentados. O momento é apreensivo ainda, mas com a necessidade de pensarmos que dias melhores virão. As vacinas chegarão. E todos poderemos comemorar juntos.

Vale lembrar que aposentados se dedicaram a vida inteira ao trabalho. São pessoas especiais e que têm muita experiência para compartilhar. Precisamos valorizar nossos aposentados, avós e idosos, afinal a bagagem deles é fundamental para o nosso crescimento.

“O Sindicato dos Bancários do Ceará parabeniza a todos os bancários e bancárias aposentado(a)s no nosso Estado pelo Dia Nacional dos Aposentados. O ano que passou foi muito difícil. Muitos dos nossos colegas faleceram por conta da guerra contra a Covid-19. A todos esses que tombaram nessa luta pela vida, queremos nos solidarizar com os seus familiares e, aos sobreviventes, a luta continua na esperança de que chegue logo a vacina em abundância para nos livrarmos desse pesadelo que tanto nos atormenta. Parabéns a todos os aposentados”, afirma o diretor do Sindicato, Plauto Macedo, secretário de Relacionamento com os Aposentados.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here