A Campanha Nacional dos Bancários 2024 está começando!

59

A data-base dos nossos reajustes salariais, vales refeição/alimentação, PLR e tantos outros direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é somente em 1º de setembro. Entretanto, já estamos nos organizando para mobilizar a categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2024.

No próximo dia 13 de abril estaremos reunidos na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, para debater a pauta de categoria bancária no Ceará durante o Encontro Estadual dos Bancários. Na ocasião, também escolheremos nossos delegados para os congressos de bancos públicos e para a Conferência Regional da Fetrafi/NE. A participação da categoria nas atividades da campanha nacional é fundamental. Sem a união e participação de todos, as entidades sindicais podem fazer muito pouco.

Nossa categoria é, reconhecidamente, respeitada pela sua organização, mobilização e campanhas salariais bem sucedidas. Isso só acontece porque os bancários podem participar, desde a definição das nossas prioridades e estratégias da Campanha, até a aprovação final da CCT e dos acordos específicos por bancos.

Temos visitado agências pelo estado justamente para mobilizar e organizar nossa categoria, ouvir seus anseios e suas necessidades e construirmos uma base de mobilização para esse momento tão importante que é a nossa campanha nacional. Queremos um ambiente de trabalho saudável e com bancários valorizados. E para lutar por isso é preciso que cada trabalhador também esteja antenado nas questões que são apresentadas pelos sindicatos e participe das atividades propostas.

Em abril teremos ainda a nossa consulta nacional, quando os bancários são chamados a responder um questionário para que, a partir dessas respostas, possamos definir o que será colocado na mesa de negociação. Por isso, é importante que todos participem e assim que o link estiver disponível, nós divulgaremos através do site e das nossas redes sociais. O acúmulo de todas essas propostas trazidas desses diversos fóruns e somado às contribuições da Consulta Nacional, será sintetizado nos encontros nacionais específicos por banco e na Conferência Nacional dos Bancários e comporá a minuta de reivindicações que será entregue à Fenaban.

Vale lembrar que a nossa CCT é pioneira na conquista de diversos direitos aos trabalhadores há mais de três décadas, como auxílio-creche/babá, tíquetes refeição/alimentação, além da 13ª cesta, PLR e incluir questões relacionadas a igualdade de oportunidades, ampliação da licença maternidade/adoção e paternidade, auxílio para filhos com deficiência, prevenção na violência contra mulher, regulamentação do teletrabalho, prevenção do assédio sexual e metas, folga assiduidade, isonomia para casais homoafetivos, entre outros.

Nada disso foi concedido pelos banqueiros. Tudo foi fruto de muita luta ao longo da nossa história de 91 anos em defesa da categoria bancária no Ceará, com a ajuda da nossa organização e mobilização a cada campanha nacional da categoria. Por isso precisamos fortalecer a nossa unidade para garantir a renovação de todos esses direitos e arrancarmos novas conquistas. Vamos juntos!

José Eduardo Marinho, Presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here