Após cobranças dos sindicatos, Santander anuncia novas medidas na pandemia

240

Após constantes cobranças do movimento sindical bancário, o Santander anunciou, na quarta-feira 24/3, novas medidas diante do avanço da pandemia no país. Veja os pontos do comunicado do banco:

  • As equipes nos edifícios centrais serão ainda mais reduzidas. Cada vice-presidente irá indicar quais equipes irão trabalhar de forma presencial ou remotamente ou aquelas que estarão em feriado nas cidades que anteciparam. Esses dias serão compensados com o banco de horas existente em cada vice-presidência em até 6 meses. Cada colaborador deve gerenciar seu banco de horas juntamente com seu/sua gestor (a).
  • Rede de agências: segundo o banco será fechado um grande número de lojas nas próximas duas semanas e o horário de atendimento ao público será reduzido para até 14h. A equipe de varejo informará quais lojas estarão temporariamente fechadas, e as equipes dessas lojas poderão ser direcionadas para ajudar no atendimento aos clientes de forma remota.
  • Atendimento: o Santander diz que orientará os clientes, enviando comunicação específica, para que privilegiem o uso dos canais digitais.
  • Banco informou que antecipará 100% do 13º salário a todos, com pagamento já no próximo dia 30 de abril.
  • Banco reforçou a disponibilidade do PAPE (atendimento psicológico durante a pandemia) 24 horas por dia, 7 dias na semana.

O banco também garantiu ao Sindicato que o atendimento ao público nas agências será apenas para serviços essenciais, como pagamento de benefícios e desbloqueio de cartões. Para isto será mantido um contingente mínimo de funcionários que pode variar entre 15% e 40% do quadro, a depender da localidade e do fluxo de pagamentos. Informou ainda que os departamentos também terão redução do quadro no presencial.

Os sindicatos de bancários e o Comando Nacional dos Bancários concordam com as medidas, tendo discordância apenas na compensação das horas trabalhadas nos feriados.

Bancários entre os grupos prioritários – O Sindicato dos Bancários do Ceará enviou ofício ao Governador do Estado, Camilo Santana (PT/CE) e a outros entes do poder público (Assembleia Legislativa e Secretaria de Saúde), solicitando a inclusão da categoria bancária entre os grupos prioritários do plano de vacinação da Covid-19. Desde o início da pandemia, a categoria bancária foi uma das que não parou de trabalhar em nenhum momento, dada a resolução do Banco Central em incluí-la como serviço essencial à população. Os bancários exerceram papel fundamental durante a pandemia, já que trabalharam diretamente com a população mais carente, realizando o pagamento de diversos benefícios sociais, incluindo o auxílio emergencial, e ajudando a movimentar as economias locais. A solicitação também foi realizada em nível nacional, ao Ministério da Saúde, através da Contraf-CUT.

“As medidas ora adotadas pelo Santander são frutos de reivindicações dos sindicatos que não param por aí, queremos que o banco pare com as demissões dos bancários em plena pandemia”
Eugênio Silva,secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionário do Santander

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here