Outros Toques

394

Outros Toques

Transmissão da Covid-19

Estudos conduzidos no Instituto de Medicina Tropical da USP (IMT-USP) têm mostrado que, em alguns pacientes com sintomas leves, o coronavírus pode permanecer ativo por mais de 30 dias, período superior ao de isolamento recomendado até então, de 14 dias. A conclusão do artigo, que ainda precisa ser revisado, é que os dez dias de isolamento recomendados atualmente pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos para casos leves da Covid-19 podem não ser suficientes para evitar novas contaminações. Além dos dois casos relatados na publicação, o Instituto da USP vem observando outros casos em que o paciente permaneceu com o vírus ativo, inclusive em fase de transmissão, por até 50 dias.


“É preciso salvar o Brasil”

Os números de pessoas mortas por complicações provocadas pela Covid-19 ou contaminadas pelo novo coronavírus não param de aumentar no Brasil e especialistas do mundo inteiro consideram o país como uma ameaça global. No dia 22/3, o epidemiologista da Universidade Johns Hopkins (EUA), Eric Feigl-Ding, PhD em Saúde Pública, fez duras a Bolsonaro: “é preciso ‘salvar o Brasil’”. De acordo com o médico, que é responsável pelos dados sobre a Covid-19 divulgados pela universidade, a situação é crítica em vários estados brasileiros, com destaque para São Paulo: “É por isso que devemos resgatar o Brasil com urgência, agora. Bolsonaro que se dane”, disse.


Butantan

O Instituto Butantan desenvolveu uma nova vacina e um soro contra a Covid-19 e já tem autorização da Anvisa para iniciar os testes clínicos da pesquisa do soro em humanos. No dia 26/3, o Butantan solicitou autorização para iniciar ensaios clínicos da vacina. De acordo com a Folha de S Paulo, a vacina contra Covid-19 do Butantan se chama Butanvac e foi desenvolvida pelos profissionais do instituto, que lidera um consórcio internacional. O Butantan é o principal produtor e, se a vacina funcionar, o Instituto tem capacidade total de fornecimento de 85% da vacina. No Brasil, estão em andamento outros sete estudos de imunizantes, todos na fase anterior aos ensaios clínicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here