BB: Trabalhadores protestam contra o fechamento da agência Aerolândia e em defesa das empresas públicas

311

Na quinta-feira (4/3), o Sindicato dos Bancários do Ceará se juntou às centrais sindicais, confederações e outros sindicatos de trabalhadores para realizar o Dia de Mobilização Nacional em defesa das empresas públicas.

A manifestação aconteceu em frente à agência do Banco do Brasil Aerolândia, que deve encerrar suas atividades no próximo dia 15 de março, devido ao processo de desmonte do BB realizado pelo governo Bolsonaro. A mobilização reuniu, além dos bancários, representantes dos trabalhadores dos Correios, metalúrgicos e das centrais CUT, CSP/Conlutas e Intersindical.

Durante o ato foram denunciados os sucessivos ataques aos bancos públicos, além da ameaça de privatização da Petrobras e dos Correios, que estão nos planos do governo Bolsonaro.

Uma das motivações da mobilização são os planos do governo de fechar agências bancárias em todo o país e demitir 5 mil funcionários do Banco do Brasil. Só no Ceará já está confirmado o fechamento de 11 unidades e a transformação de outras nove em postos de atendimento, prejudicando cerca de 200 mil pessoas no Estado. O presidente que nada faz diante da pandemia também quer desmontar a Caixa. Além da ameaça de privatização das empresas públicas, os atos são contra a política de preços dos combustíveis, por preços justos do gás de cozinha e dos combustíveis.

“Ao invés de procurar vacinas para conter a contaminação pelo coronavírus, o presidente Bolsonaro só pensa em dilapidar o patrimônio público. Já morreram mais de 250 mil pessoas vítimas da pandemia, e o que o governo faz: fecha agências bancárias, prejudicando a população e aumentando a aglomerações nas agências, ameaça a Petrobrás, ameaça a Eletrobrás, apresenta projeto para privatizar os Correios, nada ele faz em prol do povo. Nossa palavra hoje é Resistência! Não vamos deixar o governo vender o Brasil”, afirmou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo.

A mobilização também aconteceu nas mídias sociais (Twitter, Instagram, Facebook e outras), com a “hashtag” #BBoBancoDeTodos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here