Caixa anunciou formalmente que irá cobrar metas em meio a pandemia

101

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, que assessora a Contraf-CUT, é veementemente contra a postura do banco público de cobrar metas dos empregados em plena pandemia de coronavírus (Covid-19) e enquanto acontece o pagamento do Auxílio Emergencial. O anúncio foi feito em reunião virtual, dia 3/6, pela vice-presidência da Rede de Varejo (Vired) em conjunto com a vice-presidência de Varejo (Vimov).

O banco tem tratado as metas como se os empregados estivessem em situação de normalidade e não em meio a uma pandemia. Os empregados já estão bastante desgastados com o atendimento para a população, em especial devido ao auxílio emergencial, que é bastante esgotante e, paralelo a isso, ainda tem o medo de serem contaminados e de contaminarem os seus familiares.

A postura contraria os compromissos firmados pelo banco público, desde o início da pandemia. Em março, a direção da Caixa havia se comprometido a suspender a cobrança de metas durante a pandemia de coronavírus. Já no começo de abril, em documento, a vice-presidência de Varejo havia afirmado que “nenhuma unidade ou empregado terá impacto na sua carreira em razão dos resultados observados enquanto durar esta fase de confinamento”. Depois, no início de maio, havia comunicado a suspensão da GDP.

Entretanto, as entidades representativas dos empregados têm recebido denúncias de que gerentes têm chegado nas unidades antes das sete horas, os empregados passam o dia todo gerando token para pagamento de Auxílio Emergencial. Como os empregados vão cumprir as metas numa situação dessas?

Relaxamento das medidas de segurança – Ao mesmo tempo em que volta com a cobrança das metas, a Caixa também relaxa as medidas de segurança relacionadas à saúde de seus empregados, com o retorno de trabalhadores de áreas-meio que estavam em sistema de teletrabalho e mudanças nas regras de afastamento dos terceirizados.

O Sindicato dos Bancários do Ceará ressalta que irregularidades, pressões, descumprimento de medidas acertadas durante as reuniões com o Comitê de Crise, devem ser denunciadas à entidade pelo e-mail bancariosce@bancariosce.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here