Comando Nacional entrega Minuta Específica dos funcionários do BNB

140

O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), realizou no último dia 29/7, a entrega da minuta específica dos funcionários do BNB. A reunião foi realizada na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, com a participação do presidente do Banco, Romildo Rolim, e de vários diretores da Instituição. O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve presente no evento e os demais representantes de sindicatos do Nordeste, assim como o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, acompanharam a entrega através de videoconferência.

Gustavo destacou que o fato de o presidente do Banco do Nordeste receber as entidades para a entrega da minuta é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia. “Nossas prioridades para a campanha desse ano dos funcionários do BNB serão, sobretudo, a renovação dos direitos garantidos no Acordo Aditivo, a defesa do BNB como banco público e abrir um canal de diálogo para debater Camed. Queremos reforçar também que é fundamental que o BNB participe da mesa única de negociação e que tenhamos um calendário de negociação com o Banco que converse com o calendário a ser deliberado junto à Fenaban”, disse o secretário geral da Contraf-CUT.

“As entidades representativas dos funcionários do BNB valorizam a mesa única e estão abertas a debater e superar possíveis conflitos, naturais numa campanha salarial, para garantir os direitos conquistados pelo funcionalismo do BNB e construirmos um acordo específico satisfatório para todos”, destacou Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB. Tomaz ainda destacou algumas cláusulas da minuta, deliberada durante o 26º Congresso Nacional do BNB, realizado através de videoconferência nos dias 10 e 11/7. Ele cobrou ainda a participação das entidades no Comitê de Crise da Pandemia, criado pelo Banco.

O presidente em exercício do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho, também destacou a importância da negociação coletiva. “Conquistamos vários avanços para os bancários nesse período de pandemia, tudo através do canal negocial. Esperamos que esse processo continue fluindo durante a Campanha Nacional para que possamos garantir os direitos dos bancários”, disse.

CONFIRA OS PRINCIPAIS PONTOS DA MINUTA DOS FUNCIONÁRIOS DO BNB

  • Manutenção do atual acordo, acrescentado das novas cláusulas negociadas;

  • Defesa da mesa única de negociação;

  • Pagamento de vale transportes em caso de restrição dos transportes públicos;

  • Abono das horas não trabalhadas durante a pandemia;

  • Comitê de crise sobre Covid-19, com participação das entidades representativas;

  • Debate com o Banco sobre a questão do teletrabalho;

  • CrediAmigo e AgroAmigo sob coordenação dos funcionários concursados;

  • Atividades laborais que foram suspensas devem retornar de imediato no pós-pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here