Conselho de Usuários do Saúde Caixa cobra melhorias no desempenho do plano

109

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa (formado por representantes eleitos pelos empregados e por indicados pela Caixa Econômica Federal) se reuniu, dia 8/12 para tratar do desempenho do plano de saúde e as preocupações de atendimento relatados pelos empregados da Caixa.

Os principais pontos discutidos foram o atendimento e descredenciamento, a central de atendimento do plano de saúde e o relatório administrativo. O relatório atuarial de 2021, no entanto, não foi apresentado na reunião. A coordenadora do Conselho de Usuários, Zuleida Martins Rosa, disse que deverá ser realizada uma reunião extraordinária para a apresentação do respectivo relatório.

Reclamações dos usuários do Saúde Caixa apontam que a situação é de muitos descredenciamentos na rede de atendimento. Conselheiros relataram, na reunião, que os credenciados alegam falta de pagamento e que, apesar de constarem em lista de estabelecimento com atendimento, quando o usuário telefona o profissional não se encontra disponível. Os representantes da Caixa alertam que muitos credenciados forçam essa situação para conseguirem aumento no pagamento dos procedimentos ou consultas e permanecem na relação de credenciados para conquistar novos clientes.

O representante da empresa esclareceu que o processo de credenciamento e descredenciamento é feito após levantamento da rede credenciada regionalmente, mediante negociação. Os representantes disseram também que, em 2020, foram realizados 35 credenciamentos que foram situações estratégicas devido à situação da pandemia e 164 descredenciamentos automáticos de profissionais que não realizaram um atendimento durante um ano.

Será realizada uma reunião extraordinária para a apresentação do Relatório Atuarial de 2021, pois o mesmo não foi apresentado durante a reunião. A pauta tratou ainda da melhoria no atendimento aos usuários autistas, com a liberação de mais consultas aos profissionais na área de Psicologia, Fonoaudiologia e outros profissionais relacionados a tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here