CUT organiza “Semana do Trabalhador” de 26 de abril a 1° de maio

247

A semana que antecede o 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhadores, será marcada por uma série de atividades promovidas pela CUT, estaduais e confederações filiadas. De 26 a 30 de abril, todo dia, um tema diferente será destacado na celebração da data, que este ano, terá caráter de denúncia sobre a tragédia vivida pela classe trabalhadora e toda a sociedade brasileira, vítimas da pandemia descontrolada, das altas taxas de desemprego, da escalada da inflação e da falta de comando do governo genocida de Bolsonaro para combater o novo coronavírus e criar programas efetivos de geração de emprego e renda. Os eventos serão todos virtuais em decorrência da pandemia.

O momento não é de comemoração e sim de luta. Em outros anos, em especial antes do golpe de 2016, que iniciou a destruição das políticas públicas e sociais criadas e implementadas nos governos de Lula e Dilma, a data era celebrada com milhares de pessoas que, ao mesmo tempo em que levavam suas pautas às ruas, também celebravam as vitórias conquistadas com suas lutas. Usaremos nossa voz nos canais possíveis atualmente, que são as redes sociais, por meio de atividades virtuais, de lives. Onde for possível, faremos ecoar o nosso grito de ‘Fora, Bolsonaro’.

Confira a programação da semana do trabalhador

  • Dia 26/4: Solidariedade em tempos de pandemia
    Atividades e live destacarão ações de entidades em prol das populações mais impactadas economicamente pela pandemia.
  • Dia 27/4: Trabalho doméstico (Dia Nacional da Empregada Doméstica)
    A categoria das trabalhadoras domésticas sofreu grande impacto com a pandemia que trouxe desemprego e aumentou a desproteção social.
  • Dia 28/4: Saúde (Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho)
    Neste dia, a vacinação, a importância do SUS e a política desastrosa do governo Bolsonaro no enfrentamento à Covid-19, serão temas das atividades e debates.
  • Dia 29/4: A classe trabalhadora somos todos nós
    Serão destacados e debatidos os impactos da pandemia na vida das mulheres, da população negra, de jovens, da população LGBTQIA+, envolvendo políticas públicas de proteção, preconceito, discriminação e desigualdade.
  • Dia 30/4: O legado da Lava Jato na economia brasileira
    O tema escolhido será de denúncia sobre os impactos da operação. Os ataques e destruição de empresas estatais e o desemprego são algumas das consequências da Lava Jato.
  • 1º de Maio pela Vida: Democracia, emprego e vacina para todos
    O 1º de Maio Unitário das centrais terá a presença de todos os presidentes das entidades, além de artistas, intelectuais e lideranças religiosas e políticas em uma live, que será transmitida, a partir das 14h, pela TVT e pelas redes sociais do movimento sindical.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here