Empregados da Caixa que contraíram coronavírus devem abrir CAT

97

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa orienta a todos os empregados infectados pela Covid-19 a procurar o banco para a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Isso porque, O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a contaminação por Coronavírus se caracteriza como acidente de trabalho, após uma Medida Provisória ter criado uma norma falando o contrário.

Caso o banco se recuse, o empregado deve procurar o Sindicato para emitir o CAT. “É muito comum que os gestores demorem ou, até mesmo, se neguem a emitir a CAT. Nessa hora, os colegas devem procurar o Sindicato para denunciar a prática e, principalmente, emitir a CAT, que é um documento reconhecendo um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional.”, lembra Fabiana Uehara Proscholdt, representante da Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Plantão da Saúde

A orientação para empregados da Caixa também serve para os bancários dos demais bancos. Para realizar a emissão da CAT, tirar dúvidas e recolher demandas dos bancários cearenses, o Sindicato lançou recentemente o Plantão Saúde do Bancário. O serviço é um teleatendimento que funciona de segunda a quinta, das 9h ao meio-dia, através do telefone 85 99155 2428. Faça cumprir o seu direito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here